M de Marketing - Marcas Usáveis


Afinal nos dias de hoje o que faz com que uma marca seja relevante para o consumidor ao ponto de, na altura da escolha, mesmo sendo mais cara, o consumidor lhe reconhecer importância e valor levando-o a escolher essa marca especifica? Descobrir essa formula mágica equivale a encontrar o Santo Graal pelo que muita tinta corre e irá ainda correr sobre este assunto.
Entretanto, ao reler o livro “O Marketing em Portugal dos Anos 60 ao Futuro” de Carlos Manuel de Oliveira, tropecei numa frase que me deixou a pensar “Uma boa ideia, um bom conceito, é por vezes mais eficaz que “um bom produto”, na medida em que a diferenciação se faz crescentemente pelas percepções e identidade com que os consumidores se relacionam com as marcas”.
E neste mundo complexo, as marcas, coitadas, estão tramadas porque nem sempre é fácil produzir bens e serviços diferenciáveis pelos seus clientes, sendo que no meio de toda esta complexidade é de fato cada vez mais difícil produzir algo que se distinga e que os clientes queiram ter consigo. Se pensarmos em produtos com a marca de uma empresa então a dificuldade ainda é maior e os desafios mais acentuados. Podemos concluir que o desafio passa por detectar as necessidades dos consumidores e por estudar os seus comportamentos e apresentar produtos para os quais não exista necessariamente necessidade mas que sejam inspiradores. Parece bem mais fácil de pensar do que realizar não? Da minha experiência acredito que a solução é mais simples do que possa parecer e passa por dar uma nova vida aos produtos. Exemplos disso são os novos comunicadores, os bloggers, vloggers, youtubers e instagrammers, o que eles fazem e o retorno imediato que tem na vendas. Ao darem uma nova utilização, exibindo como os usar, criam novas tendências que se espalham aos sete ventos. Na insistência dessa comunicação, as marcas ganham reconhecimento, aproximação ao cliente e o tão esperado retorno nas vendas.
Fazer com que uma marca seja usável, no sentido em que consegue criar tendências, levando numa fase inicial à curiosidade por parte do consumidor e depois à vontade de ter aquele bem ou produto, reconhecendo-lhe valor é a meta a alcançar.    
Nos dias de hoje, em que os desafios para as marcas são tão complexos é fundamental que se consiga “vender bem”. Quem ganha acima de tudo com o isso? A marca, o ativo mais importante da empresa, o seu maior bem e que ao criar uma relação forte, de amor com o consumidor, assegura a continuação do seu negócio.           

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