Tempo de recomeçar

 

(Fotografia https://516arouca.pt/)


Por cá é tempo de recomeçar.

Percebi isso durante esta semana.

O primeiro sinal foi muito suave e alguns até vão achar um disparate. Na última tarde de domingo fiquei pelo sofá embrulhada na manta e a “papar” blocos seguidos da serie “Uma Família Muito Moderna”. Já tinha saudades de aquela séria, mas foi a normalidade das suas vidas que me fez pensar. De repente lembrei-me de como era a nossa vida antes do Covid, lembram-se? A vida era maravilhosamente simples e eu nem percebia. Passava muito tempo a passear, convidava amigos e família para casa, grandes almoçaradas algumas muito bem regadas, miúdos, muitos miúdos a correr de um lado para o outro. E o risos? E as gargalhadas? Já nem me lembro bem da minha gargalhada porque tenho-me esquecido de rir, mas na tarde de domingo dei por mim a pensar nisso tudo, e a ter saudades.

Saudades é bom, é positivo, mau é quando nem nos recordamos, mas saudades é uma esperança de que um dia tudo possa voltar, ou mesmo que não volte igual, pelo menos seja parecido. Quando temos saudades do passado, temos também uma esperança no futuro.

O segundo sinal de que é tempo de recomeçar é ainda mais estupido. Já perceberam que a Primavera está a chegar porque o os dias estão maiores certo? Mas e as andorinhas? As andorinhas também estão de volta, esta semana vi as primeiras, ainda hoje se atravessaram à frente do meu carro. Foi nesse momento que não dei uma gargalhada, afinal ainda é cedo para tanto, mas sorri e garanto-vos que sorri com a alma. Primavera e andorinhas representam sempre a renovação, o recomeço, a esperança.

Andava por estes dias bastante preocupada com tudo e mais alguma coisa, e andava tão preocupada que se tem tornado impossível escrever alguma coisa de jeito. Sento-me e o meu vazio é maior do que o vazio da folha em branco à minha frente por isso, fecho o computador e não escrevo nada. E assim passa um dia, passa um mês, invento que escrevo e não escrevo nada de jeito, passa um ano, passam dois e eu acredito que escrever é um dom que não se controla e que o meu dom desapareceu junto com o meu riso e a minha gargalhada, e a minha esperança e a minha fé…

Mas depois sento-me no sofá embrulhada na manta e recordo-me de como era simples e feliz a vida, e vejo as andorinhas e os dias maiores e volto a sorrir.

E para a semana vou a Arouca! Vou voltar a viajar, vou voltar a partilhar convosco os sentimentos, as emoções das minhas viagens, as fotos, bem essas nem sempre são boas, mas são mesmo minhas. O Blog, pela primeira vez em mais de 2 anos vai voltar a ter conteúdos à moda antiga, ao meu jeito. Vou andar pelos passadiços e atravessar a loucura da ponte suspensa, vou conhecer o Geoparque e sei lá mais o que e estou tão feliz com esta viagem, que nem sei o que vos diga.

E como se não fosse suficiente para a semana, ao fim de 2 anos vamos voltar à BTL. Vamos rever-nos, ver oportunidades de negócio, claro, mas sobretudo vamos estar de novo juntos e vai ser muito bom.   

E com isto sei que podemos recomeçar e temos de recomeçar. Por mais difícil que possa parecer ao início, por mais destreinados que possamos andar, por mais constrangimentos que possam existir, é tempo de mesmo com todas as dificuldades que ainda temos de superar, de sacudir o pó e sair para a rua porque apesar de tudo, lá fora o sol brilha e as primeiras andorinhas já estão a chegar.       


Comentários

Mensagens populares