Lançamento do livro de Virgílio Nogueiro Gomes. À Portuguesa – Receitas em Livros Estrangeiros até 1900


 Introdução

Dia Normal com muito Álcool Gel

Dia 13 de março de 2019, uma sexta-feira solarenga, foi o primeiro dia de uma prisão mundial, que marcou profundamente, durante mais de um ano, as nossas vidas e os nossos negócios.

Dia 16 de setembro de 2021, uma quarta-feira tempo instável e alguma chuva forte, foi o dia em que me senti a regressar a alguma normalidade.

Tivesse este dia mais horas e mais eu teria feito, uma reunião de trabalho de manhã, ainda via zoom porque algumas coisas vieram para ficar e quando nos conhecemos bem é muito mais prático, uma reunião durante o almoço, numa sala cheia de empresários e de tarde, o regresso em força do blog Teresa Vai de Férias ao ativo, hoje houve tempo para um passeio de barco, o lançamento de um livro e, com o sol já a pôr-se, a inauguração de um bar no Estoril, virado para o mar.

Não podia deixar o dia acabar sem vos deixar este sentimento de alegria, que saudades que eu tinha, que todos temos, de alguma normalidade.

 

 

Lançamento do livro de Virgílio Nogueiro Gomes. À Portuguesa – Receitas em Livros Estrangeiros até 1900



O Virgílio já nos habitou a uma escrita fácil e apaixonada, a um rigor extraordinário e a uma alegria contagiante no trabalho que desenvolve em Portugal, em defesa da nossa cultura gastronómica, na sua promoção e valorização.

Este livro, À Portuguesa, tem anos de estudo profundo, de investimento em livros antigos, de pesquisas, de dedicação e, contudo, quando o lemos, é surpreendentemente simples e fácil de entender. Tem histórias bem fundamentadas e tem receitas que mesmo sendo antigas nos dão vontade de saltar para a cozinha e experimentar para testar os resultados.

Aprende-se detalhes que nos fazem pensar duas vezes, como o facto do doce e salgado serem relativamente recentes. Descobrimos que o açúcar, o tomate e a laranja doce são desde há muito tempo, reconhecidos como sendo produtos tipicamente portugueses.   

Neste livro, com receitas retiradas de livros estrangeiros até 1900, entendemos de outra forma o mundo da gastronomia nacional, das tradições, das origens de algumas das comidas que até hoje fazem parte dos nossos hábitos alimentares; outras, mais estranhas para o palato moderno perderam-se na bruma dos tempos, tendo sido agora recuperadas tendo ganho por isso mesmo uma nova vida.

O livro À Portuguesa de Virgílio Nogueiro Gomes está já à venda por 15,21€, um preço realmente surpreendente para um livro que tem de fazer parte da coleção de todos os que gostam da cozinha portuguesa.

    


Comentários

Mensagens populares