Setúbal Terra de Pescadores – Um Livro Para Abrir o Apetite

 

Terra de pescadores, Setúbal, é um destino turístico que contribui muito profundamente para a cultura gastronómica em Portugal o que só por si já nos convence a ir até lá. Não é por acaso que foi em Setúbal que comi as melhores sardinhas assadas da minha vida, num pequeno tasco junto ao cais, que já não existe, mas que me deixou muitas saudades, num belo início de tarde, sem companhia porque andava a trabalhar e tida ido visitar uns clientes, sentei-me no lugar mais improvável e mais barato e nem vos digo quantas sardinhas comi sozinha.

Tenho boas recordações gastronómicas em setúbal! Claro que adoro o choco frito, mas um robalo de quase um quilo, bem assado na brasa, fresco…ui tão fresco e saboroso que ainda me lembro do sabor a mar fresco e das lascas brancas que se soltavam em pequenos pedaços, criando momentos únicos de prazer dentro da boca. Calma que não comi sozinha este peixe que foi uma grande experiência gastronómica lá isso foi.

É isto que gosto em setúbal: a qualidade é medida pela frescura dos ingredientes e o peixe é a base de toda a confeção.

Abri com muita curiosidade a publicação “Setúbal, Terra de Pescadores”, ainda mais porque tem textos da Patrícia Borges, uma investigadora e professora da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche. Por a conhecer pessoalmente sei a paixão que tem pelos assuntos do mar e da cozinha, conheço a sua energia contagiante e a criatividade, aliada à tradição, que brilha em tudo o que nos apresenta.  Neste livro, Patrícia Borges, também autora de diversas publicações relacionadas com a temática da gastronomia do mar, dá a conhecer as melhores receitas com peixe de Setúbal, as suas raízes e histórias, bem como as características das espécies utilizadas.

“Setúbal nasceu à volta do mar e dos pescadores e esta é a nossa uma homenagem a este homem e a todos e todas que trabalham à volta do mar”, acentuou a autora, assim, além das receitas, o livro conta a história de vida dos pescadores de Setúbal, retratados numa vasta reportagem fotográfica de rostos, paisagens, artes de pesca e bairros onde vivem e viveram, e mostra, igualmente, como a cidade se desenvolveu em torno da comunidade piscatória.

“Tenho de agradecer aos pescadores, que foram espetaculares, sempre disponíveis a colaborar. Sem eles, nada disto teria sido possível”, referiu Nicolas Lemonnier. As suas fotografias, neste livro, destacam o papel dos homens e mulheres que trabalham no setor da pesca enquanto figuras importantes da comunidade setubalense, evocando os seus rostos como páginas escritas de histórias vividas no rio e no mar.

Destaque ainda para o facto das receitas que constam neste livro terem resultado de entrevistas realizadas a várias pessoas no Mercado do Livramento e na Lota, uma obra criada para deixar um legado para o futuro, para perdurar no tempo.

Setúbal Terra de Pescadores é também um convite para mergulhar no tempo, recuando a épocas em que a vida, dura, se vivia mais intensamente e mais devagar. A ligação desta terra ao Sado, os desafios das suas gentes ao longo dos tempos, tudo isto se descobre neste livro, que nos recorda o papel decisivo que a pesca teve no desenvolvimento desta cidade.  


Comentários

Mensagens populares