A Simplicidade das Aldeias de Xisto

Este Verão escolhi as Aldeias de Xisto para a minha paragem do mês de agosto. Tinha lido bastante sobre a beleza natural, mas não fazia ideia do que ia encontrar. Não sei bem como é com vocês, mas eu vejo vídeos, fotos, leio textos, mas só quando estou nos lugares é que sei realmente “ao que sabe”.

As Aldeias de Xisto sabem a uvas frescas, a figos, a comida tradicional portuguesa, a água da montanha que corre livre por pequenos caminhos desaguando em pequenos tanques, convidativos a um mergulho refrescante.

As Aldeias de Xisto sabem também a sorrisos, a gente pronta, que conta histórias de forma simples, fazendo-nos perceber melhor o que estamos a ver.

As Aldeias de Xisto sabem a natureza, a verde e as flores campestres.

Como escolher as que visitar? Para facilitar a escolha vamos dividir o território onde ficam as aldeias. Aliás, a Rede das Aldeias é composta por estas 27 aldeias, que se estendem ao longo de 16 concelhos situados no centro de Portugal, num território que vai de Castelo Branco até Coimbra. Muitas destas aldeias estavam abandonadas, em ruínas e a desaparecer, num interior desprovido de muita coisa.

Para organizar a sua próxima viagem imagine que as aldeias estão organizadas por Serras.  A unidade territorial Tejo-Ocreza é o grupo mais pequeno, com quatro aldeias, Água Formosa, Figueira, Martim Branco e Sarzedas. Localizam-se num território com menor influência atlântica e preponderante influência mediterrânica.

Nas proximidades das margens do Zêzere encontra outro grupo de aldeias, destas só a aldeia de Mosteiro não se encontra nas margens do rio mas na margem da Ribeira de Pera. As outras são Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima e ainda Pedrógão Pequeno

Ainda pelo Centro de Portugal descobrimos outro grupo composto pela unidade territorial da Serra do Açor, onde o material de construção dominante é o xisto, mas quase todas as construções estão rebocadas. As aldeias são a Aldeia das Dez, Benfeita ( https://teresavaideferias.blogspot.com/2015/09/continuando-na-rota-de-um-portugal.html ), Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva.

Finalmente, a minha escolha nesta viagem, recaiu sobre a Serra da Lousã onde se descobrem pequenas aldeias em que predomina o xisto e o quartzito. Prepare-se para uma estrada com algumas curvas apertadas e onde é precisa atenção na condução, mas o caminho vale a pena para descobrir as Aldeias de Xisto compostas por Aigra Nova e Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. Visitei algumas 5 num só dia e as fotos que partilho são das duas aldeias que mais gostei, Cerdeira e Talasnal.

Quando surgiram os primeiros povos por aqui? Existem vestígios de uma ocupação deste território desde tempos pré-históricos, com pinturas rupestres na Barroca, Zêzere e achados arqueológicos do período neolítico, encontrados em Góis.

Pontos de interesse a não perder. Se gosta de paisagem natural, existem quatro áreas classificadas recomendadas, a Paisagem Protegida da Serra do Açor, o Complexo do Açor e a Serra da Lousã e ainda o Geopark Naturtejo da Meseta Ibérica.

Quanto aos monumentos, guarde um tempo para descobrir o Castelo da Lousã, o Castelo de Penela e Igreja de São Miguel e a Villa Romana do Rabaçal.

Se prefere museus, então coloque na sua rota o Museu Arqueológico do Fundão - José Alves Monteiro, o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão e o Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d'Égua.

Com o calor que se faz sentir nesta altura do ano, leve o fato de banho e os chinelos e pelo meio desfrute das belas praias fluviais, prepare-se antes de se meter ao caminho porque existem muitas opções e vai ser difícil escolher as melhores. Muitas destas praias, de águas cristalinas, estão integradas na paisagem natural que as rodeia. Existem 21 praias classificadas como acessíveis, distribuídas de forma uniforme pelo território, onde se descobrem praias fluviais em rios, albufeiras, em locais recônditos, com cascatas e até ondas.

 




































































Comentários

Mensagens populares