Vinhos, Vinhos e Mais Vinhos!
Hoje vamos dar uma voltinha pelo mundo maravilho desse néctar
divino, cada vez mais valorizado por cá e ainda bem porque temos de vários géneros
e de excelente qualidade, ainda com a grande vantagem de se encontrar bom vinho
nacional a preço muito convidativo.
Para começar esta viagem nada melhor do que seguir as
sugestões da PMC Wine & Food que nos dá quatro dicas para quem tem
garrafeira em casa:
- A Posição em que guarda os seus vinhos. Já notou que as
garrafeiras são quase todas elas horizontais? Na realidade esta é a posição em
que deveria guardar as suas garrafas. Na horizontal o vinho está em contacto
com a rolha evitando que esta seque, e impedindo a entrada de ar. O vinho deve
respirar, apenas antes de ser bebido, caso contrário, esse mesmo ar vai
adulterando as suas qualidades e irá estraga-lo.
- A Temperatura e Luz a que ficam expostos os vinhos quando
guardados. Sejam brancos ou tintos, rosés ou verdes, os vinhos devem estar numa
zona fresca, sem contacto com o calor solar, sem fontes de aquecimento próximas
nem de refrigeração, sem luzes. A temperatura ideal deveria ser de 12ºC A
exposição prolongada dos vinhos a temperaturas superiores a 20ºC e tanto à luz
solar como à luz irão adulterar e diminuir a qualidade dos vinhos.
- Condições ambientes são importantes. Não deve guardar os
seus vinhos, por longos períodos, em ambientes pouco ventilados e arejados, com
odores fortes, porque podem passar pela rolha e o vinho irá absorver esses
mesmos odores; simultaneamente os locais deverão ter alguma humidade relativa,
para evitar que as rolhas sequem e consequentemente, entre ar nas garrafas.
- Vibração. O ruido
demasiado alto, com vibração, e a vibração provocada por motores a trabalhar,
sejam de carros, sejam de máquinas, levam a que os vinhos também se estraguem.
Deverá ter cuidado com os mesmos e evitar colocar a sua garrafeira junto de
máquinas de lavar, em lavandarias domésticas ou garagens com muita atividade de
veículos motorizados.
Resumindo, o local ideal para guardar a sua garrafeira será
numa dispensa, sem contacto com máquinas, com fontes de calor, com luz, que por
si têm uma temperatura mais baixa e onde norma geral a disposição permite ter
uma garrafeira horizontal.
E agora, que já sabemos o que fazer para preservar o vinho
na nossa casa, vou-vos contar algumas das ultimas novidades e apresentar
sugestões.
A primeira vem do Alentejo, é o Torre de Palma tinto 2017 que
é medalha de ouro na competição britânica “International Wine Challenge”
Na 36ª edição do concurso, considerado um dos mais exigentes
do setor, Torre de Palma conquistou uma medalha de ouro com 95 pontos, umas das
três medalhas alcançadas pela região do Alentejo no reconhecido concurso.
Com as castas
Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Tinta Miúda, este tinto
perfumado e floral, com aroma a frutos silvestres pretos, ameixa, noz-moscada e
baunilha, maduro e macio no paladar, com sabor a cereja e bagas pretas
concentradas no final, é o resultado de uma grande dedicação e da paixão pelo
vinho e pela tradição alentejana.
Se estiver por lá aproveite, A PMC Wine & Food, empresa
dedicada à comercialização de vinhos nacionais, marcará presença na 10º edição
da semana portuguesa “Flavour of Portugal” a ter lugar no InterContinental
Hotel em Varsóvia, nos dias 29 e 30 de maio. Esta feira de produtos alimentares
e vinhos dirigida a consumidores e também a profissionais é considerada o maior
evento de promoção de cultura e produtos portugueses na Europa do Leste,
organizado pela Câmara de Comércio Polónia-Portugal, com apoio da Embaixada de
Portugal e o AICEP
E para encerrar as sugestões, e para vos mostrar como o
mundo do vinho está a mudar e no bom caminho, a Ervideira lança novo site mas a
grande novidade é o Clube, para criar uma comunidade de adeptos de vantagens.
A Ervideira renovou o seu site e apresenta agora uma nova
plataforma, responsive, com novos conteúdos, maior interatividade, uma imagem
mais moderna e com uma experiência de navegação mais simples. Este novo design
reflete o objetivo da marca em querer chegar mais longe e a mais clientes,
permitindo uma maior proximidade e interação a todos os que o visitam, assim
como permite fazer download de fichas técnicas e outras informações para os
clientes e consumidores.
A grande novidade é a loja online que irá permitir, pela
primeira vez, que o consumidor, nacional e internacional, tenha acesso aos
vinhos da marca. Para os verdadeiros fãs da Ervideira, foi ainda criado um
Clube, que terá vinhos exclusivos, edições especiais e promoções, fora o facto
de ter 10% de desconto em qualquer um dos produtos da loja online, bem como
provas especiais.
Foi inclusivamente criado um departamento interno, com
espaço físico próprio para o Clube, com o objetivo de que este possa ser um
novo canal de comercialização totalmente diferente dos canais tradicionais, até
agora existentes.
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