Vinhos, Vinhos e Mais Vinhos!



Hoje vamos dar uma voltinha pelo mundo maravilho desse néctar divino, cada vez mais valorizado por cá e ainda bem porque temos de vários géneros e de excelente qualidade, ainda com a grande vantagem de se encontrar bom vinho nacional a preço muito convidativo.

Para começar esta viagem nada melhor do que seguir as sugestões da PMC Wine & Food que nos dá quatro dicas para quem tem garrafeira em casa:
- A Posição em que guarda os seus vinhos. Já notou que as garrafeiras são quase todas elas horizontais? Na realidade esta é a posição em que deveria guardar as suas garrafas. Na horizontal o vinho está em contacto com a rolha evitando que esta seque, e impedindo a entrada de ar. O vinho deve respirar, apenas antes de ser bebido, caso contrário, esse mesmo ar vai adulterando as suas qualidades e irá estraga-lo.
- A Temperatura e Luz a que ficam expostos os vinhos quando guardados. Sejam brancos ou tintos, rosés ou verdes, os vinhos devem estar numa zona fresca, sem contacto com o calor solar, sem fontes de aquecimento próximas nem de refrigeração, sem luzes. A temperatura ideal deveria ser de 12ºC A exposição prolongada dos vinhos a temperaturas superiores a 20ºC e tanto à luz solar como à luz irão adulterar e diminuir a qualidade dos vinhos.
- Condições ambientes são importantes. Não deve guardar os seus vinhos, por longos períodos, em ambientes pouco ventilados e arejados, com odores fortes, porque podem passar pela rolha e o vinho irá absorver esses mesmos odores; simultaneamente os locais deverão ter alguma humidade relativa, para evitar que as rolhas sequem e consequentemente, entre ar nas garrafas.
-  Vibração. O ruido demasiado alto, com vibração, e a vibração provocada por motores a trabalhar, sejam de carros, sejam de máquinas, levam a que os vinhos também se estraguem. Deverá ter cuidado com os mesmos e evitar colocar a sua garrafeira junto de máquinas de lavar, em lavandarias domésticas ou garagens com muita atividade de veículos motorizados.
Resumindo, o local ideal para guardar a sua garrafeira será numa dispensa, sem contacto com máquinas, com fontes de calor, com luz, que por si têm uma temperatura mais baixa e onde norma geral a disposição permite ter uma garrafeira horizontal.

E agora, que já sabemos o que fazer para preservar o vinho na nossa casa, vou-vos contar algumas das ultimas novidades e apresentar sugestões.
A primeira vem do Alentejo, é o Torre de Palma tinto 2017 que é medalha de ouro na competição britânica “International Wine Challenge”
Na 36ª edição do concurso, considerado um dos mais exigentes do setor, Torre de Palma conquistou uma medalha de ouro com 95 pontos, umas das três medalhas alcançadas pela região do Alentejo no reconhecido concurso.
 Com as castas Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Tinta Miúda, este tinto perfumado e floral, com aroma a frutos silvestres pretos, ameixa, noz-moscada e baunilha, maduro e macio no paladar, com sabor a cereja e bagas pretas concentradas no final, é o resultado de uma grande dedicação e da paixão pelo vinho e pela tradição alentejana.
 Este prémio, além da primeira medalha de ouro para Torre de Palma, é uma prova de reconhecimento para os métodos tradicionais. A vindima manual, a vinificação com pisa a pé e a fermentação em lagares de mármore da região foram fundamentais para o resultado final, pelo que as técnicas artesanais são aqui também as grandes vencedores.

Se estiver por lá aproveite, A PMC Wine & Food, empresa dedicada à comercialização de vinhos nacionais, marcará presença na 10º edição da semana portuguesa “Flavour of Portugal” a ter lugar no InterContinental Hotel em Varsóvia, nos dias 29 e 30 de maio. Esta feira de produtos alimentares e vinhos dirigida a consumidores e também a profissionais é considerada o maior evento de promoção de cultura e produtos portugueses na Europa do Leste, organizado pela Câmara de Comércio Polónia-Portugal, com apoio da Embaixada de Portugal e o AICEP
E para encerrar as sugestões, e para vos mostrar como o mundo do vinho está a mudar e no bom caminho, a Ervideira lança novo site mas a grande novidade é o Clube, para criar uma comunidade de adeptos de vantagens.

A Ervideira renovou o seu site e apresenta agora uma nova plataforma, responsive, com novos conteúdos, maior interatividade, uma imagem mais moderna e com uma experiência de navegação mais simples. Este novo design reflete o objetivo da marca em querer chegar mais longe e a mais clientes, permitindo uma maior proximidade e interação a todos os que o visitam, assim como permite fazer download de fichas técnicas e outras informações para os clientes e consumidores.
A grande novidade é a loja online que irá permitir, pela primeira vez, que o consumidor, nacional e internacional, tenha acesso aos vinhos da marca. Para os verdadeiros fãs da Ervideira, foi ainda criado um Clube, que terá vinhos exclusivos, edições especiais e promoções, fora o facto de ter 10% de desconto em qualquer um dos produtos da loja online, bem como provas especiais.
Foi inclusivamente criado um departamento interno, com espaço físico próprio para o Clube, com o objetivo de que este possa ser um novo canal de comercialização totalmente diferente dos canais tradicionais, até agora existentes.


Comentários

Mensagens populares