Dia Internacional dos Museus, Vai Ficar em Casa?

( Foto: Museu Marítimo de Ílhavo)


De certeza que não, o Dia Internacional dos Museus é um excelente pretexto para, sozinho ou em família, descobrir as melhores histórias, grandes aventuras e tantas emoções surpreendentes. Qualquer dia é um bom dia para ir a um museu mas dia 18 de maio de certeza que se vai cruzar com muita gente que tem vindo a adiar mas que neste dia partiu mesmo à descoberta dos nossos museus.
Existem tantas, tantas oportunidades…. Vou deixar algumas sugestões, escolham as melhores e aproveitem, vai ser fantástico    

Museu Nacional de Machado de Castro
Aqui o dia começa cedo, pelas 09h30 e só acaba noite dentro. A programação é variada e inclui percursos pedonais, visitas dramatizadas, workshops, exposições, teatro e muita musica. O Museu Nacional de Machado de Castro fica localizado em Coimbra e as entradas para estas atividades são com entrada livre sendo necessário inscrição prévia para algumas delas

Museu Redondo
Inserido nas atividades preparadas para este dia especial, os mais pequenos podem participar da iniciativa “Vem dormir uma noite na oficina das Ruas Floridas” no Redondo. O programa, para um máximo de 15 crianças entre os 7 e os 10 anos uma noite que promete ser muito especial para os mais pequenos.
Os adultos podem participar em oficinas ao vivo, relaxar a ouvir cantar o Fado de Coimbra ou participar num passeio pedestre, entre outras atividades.

Museu das Terras de Basto
No próximo dia 17 de maio, pelas 18h00, no Museu das Terras de Basto - Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o workshop ‘Marketing dos Museus e artes criativas contemporâneas’ reunirá um painel de especialistas composto por Adriana Henriques e Jorge Lira.  Uma iniciativa inserida no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, que até julho do próximo ano oferece iniciativas desenvolvidas em três eixos temáticos: Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar.
O universo da museologia portuguesa, das galerias, e outros espaços de cultura e oferta artística, sofreu nos últimos anos um grande incremento, assistindo-se por todo o país ao surgimento de unidades de diversa tipologia, dimensão e de diferentes tutelas, de que o Museu das Terras de Basto com os seus quatro núcleos ou a Casa do Tempo são disso exemplos. Esta diversidade não corresponde, na maior parte das vezes, à importância que estes poderão assumir no tecido cultural, económico e social da região onde se encontram inseridos.


Museu da Marioneta
Em Lisboa, o Museu da Marioneta preparou um programa variado para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Dia 17 de maio pelas 21h30 e com entrada livre, o Carlão vai estar presente para dar um concerto.
No dia seguinte, Do Museu ao Bairro, visita guiada para adultos, pelas 15h00 também com entrada livre mas sujeito a marcação prévia.
No mesmo dia mas pelas 21h30, espetáculo para pianos e desenho, com Filipe Raposo e António Jorge Gonçalves e com entrada livre.
Por fim, “O Nabo Gigante”,  Teatro de Marionetas pelas Partículas Elementraes, dia 19 de maio pelas 15h00, também com entrada livre.

Museu Marítimo de Ílhavo
Ancorado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, de 17 a 19 de maio, este museu reforça a sua abertura à comunidade, com um programa diverso e dois dias de entrada livre. A celebração começa com a performance de Maria Gil, “Mulheres em terra, homens no mar”, baseada na recolha de testemunhos de mulheres ilhavenses. A data será assinalada, também, com a inauguração de uma nova exposição temporária de pintura, “O Sonho do mar”, de Maria Gabriel (com edição do respetivo catálogo), seguindo-se o lançamento da monografia “Santo André: Memórias de um Navio”. Destaque ainda para o concerto “Maré de Solistas”, uma criação 100 por cento de músicos ilhavenses.



Comentários

Mensagens populares