Olisipíadas e chef Chakall Promovem Workshops de Comida Saudável…e Eu por Campo de Ourique!

Sábado passado estive a participar logo de manhã, no Mercado de Campo de Ourique num destes workshops mas ainda podem fazer parte desta iniciativa. Coloquem já na vossa agenda e apareçam. Com início sempre às 10h00, os restantes workshops decorrem nos mercados da Encarnação Norte / Olivais (23 de março), do Lumiar (4 de maio) e de Alvalade (11 de maio). As inscrições são limitadas ao máximo de cem participantes e efetuadas no próprio dia, por ordem de chegada.
Os anfitriões, O chef Chakall e o Kiko, a mascote das Olisipíadas, ajudam nesta iniciativa a sensibilizar e educar de forma prática para a adopção de hábitos saudáveis na alimentação, contando ainda com o aconselhamento de uma especialista nesta área.
No Sábado passado, com um sol vivo e uma temperatura a fazer lembrar a Primavera fui até Campo de Ourique. Não consigo pensar neste bairro sem que me salte um sorriso, foi aqui que vivi os primeiros anos da minha vida, que fiz amigos, estudei e comecei a minha vida adulta. Quando acabou o workshop, agarrei no carro e devagarinho passei na minha antiga rua. Agora já não se vêm crianças a brincar, não se ouvem gritos familiares, velhotas à janela. Daquele tempo só sobraram os prédios e pouco mais. A minha casa antiga, com a janela semiaberta deixava antever um cortinado amarelo torrado. Cá fora, um homem de roda de um tuk-tuk olhava para mim com cara de poucos amigos ao me ver parar o carro e sem sair, ficar a olhar para o prédio. Daquele tempo já nada sobra, os vizinhos ou já partiram ou estão muito velhinhos, as crianças cresceram e foram para outras bandas. Sei duvida os tempos mudaram…
Também o velho mercado mudou mas desta vez para melhor, engalanado, ficou na moda e recebeu uma nova vida. Lá dentro, descobrem-se petiscos e sabores apetitosos e na praça central, descobri o que são estas iniciativas para ensinar a comer saudável.
Partilho alguns truques que aprendi, na próxima ação os ingredientes são diferentes pelo que vale sempre a pena participar
Sabiam que a agua de cozer o grão pode ter o mesmo efeito das claras batidas em castelo sendo por isso excelente para quem é alérgico ao ovo? Ou que todos os legumes baby têm mais vitaminas porque são mais concentrados? Ou que uma colher de sopa de mel puro, por dia, ajuda a não inchar tanto? Ou que a banana boa para os intestinos é a que tem pontos pretos na casca e quanto mais tiver melhor faz à saúde?  São só algumas dicas para guardarem.
Aproveito para vos deixar mais umas sugestões. Façam uma sopa com grão cozido, espinafres, azeite, alho, algumas cenouras baby e quando estiver cozinha juntem um molho de coentros ( que são excelentes para substituir o sal, combater a celulite, são digestivos e ajudam a baixar o colesterol). Depois da sopa passada, esperam 5 minutos e juntam um iogurte natural e na altura de servir, já no prato, 2 ou 3 gotas de limão. Estava deliciosa, eu provei!
Um bom molho para acompanhar fruta fresca? Experimentem iogurte natural com um pouco de canela e mel. Juntem um pouco de hortelã e raspa de laranja, limão ou lima. Mexam com energia e já está, uma sobremesa excelente e saudável.
Ultima sugestão, lavem sempre as maçãs com água morna, desta forma retiram a camada de cera que é tão prejudicial à saúde.
Estas iniciativas destinam-se a promover uma alimentação saudável, no âmbito da 5ª edição das Olisipíadas, que este ano, incluem 15 modalidades oficiais: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Goalball, Judo, Karaté, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez, e das mais de 20 atividades desportivas de experimentação. As inscrições já estão abertas no site da Camara Municipal de Lisboa.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Comentários

Mensagens populares