Ervideira, Ser Enólogo Por Um Dia

Partir à descoberta, num dia de Verão, em que o dia estava encoberto em Lisboa tem sempre outro sabor porque à chegada ao Alentejo o sol luzia intensamente, fazendo brilhar a terra queimada pelo calor do astro rei.
Pelo caminho, os ninhos de cegonhas deslumbram pela quantidade e as aves, majestosas, andavam numa azafama a preparar as crias para a grande aventura que todas vão ter de iniciar em breve.
Mas antes da sua partida e da chegada do tempo mais frio, no Alentejo todos se preparam para mais uma época de vindimas e embora este ano esteja ainda um pouco atrasada, cerca de 5 a 6 semanas porque o calor não teve a intensidade de outros anos, espera-se um vinho que poderá ter menor grau por falta de calor intenso mas que de certeza não irá defraudar as espectativas a que estamos habituados.
Na Ervideira somos recebidos pelo Duarte Leal da Costa. Na sua beira Maria Isabel Leal da Costa, que com os seus 91 anos ainda é a matriarca da família. Sente-se a fibra desta gente, habituada ao trabalho duro e a preservar esta herança de família com muito orgulho, o que se reflete num brilho do olhar e num sorriso de quem já viu e viveu muito mas que nunca irá desistir do seu sonho, o sonho da terra fértil no Alentejo profundo.
No recentemente inaugurado espaço dedicado ao Enoturismo, aberto todos os dias do ano exceto no dia de Natal e na Pascoa,  redescobrimos as delicias de néctares intensos produzidos na herdade. Esta é sem duvida uma aposta ganha e que representa cerca de 20% da receita total da herdade. Com capacidade para 25 pessoas existem 4 sessões diárias, às 11h, 12h30, 15h e 16h30. Quem visita descobre como funciona a adega, prova os vinhos que quiser, existe um total de 20 referencias disponíveis e encontra ainda petiscos que são de comer e chorar por mais.
Existem várias opções disponíveis que podem incluir Harmonização Vinhos e Gastronomia, “programa desenvolvido em grupo que inclui visita à adega com explicação do processo produtivo, seguindo-se as questões “técnicas” das sensações do palato implicadas nos vinhos e pratos. Daí, segue-se para a Prova de Vinhos, acompanhada por degustação de petiscos tradicionais, preferencialmente realizada em equipas, onde cada uma terá de elaborar uma sugestão de harmonização entre os vinhos Ervideira os vários pratos disponíveis na prova” ou Ser Enólogo por um Dia, “ que começa com uma a visita à adega, seguindo-se uma sessão prática de elaboração de lotes de vinhos com provas e as devidas explicações e conversas sobre castas e vinhos. Cada pessoa terá liberdade para dar asas à sua criatividade e de acordo com o seu gosto, elaborará o seu lote único e especial de vinho. Depois da criação de lotes personalizados, em quantidade de 1,5 litros (2 garrafas) segue-se a prova de vários vinhos Ervideira, entre brancos, rosés e tintos, acompanhada por uma degustação de produtos regionais.
No final do programa, cada participante ficará com uma garrafa do lote realizado para que possa degustá-lo onde e com quem quiser partilhar a sua experiência”.
Esta aventura começou à 8 anos e o crescimento tem vindo a ser excelente. Portugal representa neste momento cerca de 30% do total dos mercados, ocupando o Brasil uma posição de destaque.
Das portas envidraçadas das varanda, abertas para os campos agrícolas, ouve-se ao longe um trator na sua azafama, um pouco mais ao lado, um grupo de esbeltos cavalos selvagens dão uma pincelada de cor à paisagem. De resto o silencio, a paz e a determinação de quem não desiste de levar a sua terra e o seu nome cada vez mais alto e mais longe.
Para reservas de enoturismo contactar: 266950010 ou 266957040, pode ainda ser utilizado o email reservaservideira@ervideira.pt












   
 
 

Comentários

Mensagens populares