Já conhece a ferramenta que permite descobrir oportunidades de compensações em viagens de avião?
As regras do mundo da aviação estão a mudar a um ritmo mais
rápido do que a velocidade do som surgindo novos produtos e novas oportunidades
de negócio.
Se as companhias aéreas podem considerar que as normas
impostas para compensação dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso dos
voos são demasiado penosas, pois comparam o valor da indeminização com o preço
dos bilhetes pago, por outro lado muitos passageiros afetados nunca reclamam a compensação
devida.
Neste contexto tão dinâmico surge a AirHelp, uma empresa que
se dedica à defesa dos direitos dos passageiros aéreos e que se afirma como líder
mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos. A mais recente
novidade apresentada pela AirHelp passa pelo lançamento de uma ferramenta que
permite aos viajantes verificarem a elegibilidade de compensações por
perturbações em voos ocorridas nos últimos três anos, permitindo ainda fazer um
mapa ilustrativo das viagens, utilizando dispositivos móveis, e que pode ser
partilhado nas redes sociais.
Além da rápida compensação e notificação, a nova ferramenta
inclui uma funcionalidade de visualização de dados que os viajantes podem usar
para criar mapas personalizados das suas viagens e partilhá-los no Facebook e
no Twitter. Analisando dados de voos passados e incluindo voos assim que são
reservados, a ferramenta cria um mapa de voos recentes, informa quanto gastámos
em bilhetes de avião, quantas vezes viajámos até à lua, entre outras
curiosidades que realçam experiências passadas de uma forma divertida e
ilustrativa.
Mas quem é a Airhelp? Fundada em 2013 e presente em Portugal
desde essa data, esta startup apoiou até ao momento mais de cinco milhões de
clientes a submeterem uma reclamação, o que representa cerca de 300 milhões de
euros em compensações.
Dispondo da maior base de dados de informação sobre voos, a
AirHelp combina todos os conhecimentos sobre a regulação do espaço aéreo e
algoritmos próprios tendo como objetivo tornar a reivindicação de compensações
tão fácil e fluida quanto possível.
Todos os anos, mais de nove milhões de passageiros têm
direito a uma compensação, mas apenas 2% conhecem os seus direitos e avançam
com a reclamação. Isto significa que cerca de 2,3 mil milhões de euros ficam
por reembolsar. É aqui que a AirHelp entra.
No ano passado, investidores internacionais aplicaram 12
milhões de dólares na empresa. Este investimento foi conduzido pela Khosla
Ventures, Evan Williams, Naval Ravikant, Jimmy Maymann, U-Start e Galvanize
Ventures. A empresa tem escritórios em Nova Iorque, Berlim e Gdansk, estando
representada em mais de 30 países da Europa, Ásia, América do Norte e América
do Sul.
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