O fantástico mundo dos comboios de luxo em Espanha
Com a banalização de outros meios de transporte, o comboio
de luxo, que vive do conforto e do glamour, ganhou um novo sentido para quem
viaja em turismo. E apesar de ser um produto caro, o revivalismo que está tão na
moda e o produto, normalmente de excelente qualidade, promete fazer crescer a
procura num mercado que procura charme e sofisticação.
Por causa destes fatores a oferta multiplica-se adaptando-se
às necessidades do turismo dos nossos dias. E se alguns acham que é preciso ir
para muito longe para ter uma viagem de sonho é porque desconhece que mesmo
aqui ao lado, em Espanha, este produto está
disponível, sendo comercializado em Portugal, e apresentando-se com varias
alternativas, adaptadas ao gosto e carteira dos vários tipos de clientes.
A Renfe, no país
vizinho, elaborou quatro conceitos diferentes: Comboio Al Andalus, o El Transcantábrico Gran Lujo, o El
Transcantábrico Clásico e o El Expreso de La Robla.
O Comboio Al Andalus dispõe de dois tipos de cabines: Suite
Superior e Suite standard. A primeira tem uma cama de casal que durante o dia é
transformada num cómodo sofá, casa de banho completa com duche e secador de
cabelo, cofre, mini bar, roupeiro, compartimento para guardar malas e
ar-condicionado. É ainda possível incorporar uma cama extra.
A segunda opção dispõe de duas camas individuais que durante
o dia se transformam em cómodas poltronas, casa de banho funcional, com duche e
secador de cabelo, cofre, mini bar, roupeiro, compartimento para guardar malas
e ar-condicionado.
Mas a melhor parte são as quatro carruagens de salão do Al
Andalus, construídas entre 1928 e 1930, consideradas verdadeiras joias
ferroviárias, que levam o viajante até à idade de ouro do foxtrot. Aqui é
possível desfrutar de um bom pequeno-almoço, um almoço ou jantar à la carte,
confraternizar com os outros passageiros, relaxar com uma bebida na carruagem
bar ou usufruir da paisagem através das suas grandes janelas.
São sete dias ou se preferir seis noites de viagem se
escolher o programa Andalucía I. Parte de Sevilha onde regressa no final desta
aventura. A outra opção deste comboio, Ruta Extremeña, tem menos um dia de
viagem e pode escolher fazer Sevilha até Madrid ou ao contrário, de Madrid até
Sevilha. O comboio Al Andalus inicia a sua temporada a 24 de Abril e termina a
23 de Outubro com 11 partidas regulares. Tem capacidade para 60 pessoas em 30
Suites.
Já o El Transcantábrico Gran Lujo dispõe apenas de 14 suites
Gran Lujo, com um quarto, sala de estar e casa de banho privativa. Os quartos
possuem cama de casal ou camas individuais e um confortável sofá, com a
possibilidade de ser transformado em cama. A casa de banho privativa está
equipada com duche /sauna de vapor e secador de cabelo. Tem ainda secretária,
cofre, mini-bar, televisão, sintonizador de música, controle de temperatura ajustável,
computador com acesso gratuito à Internet e extensão de telefone.
As quatro carruagens salão do El Transcantábrico Gran Lujo foram
contruídas no final dos anos 20 do século passado com a finalidade de fornecer
um serviço ao mais alto nível às classes abastadas nas suas viagens de lazer.
Neste espaço luxuoso é possível desfrutar de um pequeno- almoço a la carte, de
uma refeição, de uma noite de diversão e de convívio com os outros passageiros
ou somente deixando-se levar pela sua imaginação através das suas grandes
janelas panorâmicas.
O programa de 8 dias e sete noites vai de San Sebastián a Santiago
de Compostela e vice-versa. O El Transcantábrico Gran Lujo que possui 14 suites
com capacidade para 28 pessoas, inicia a sua temporada a 22 de Abril e termina
a 14 de Outubro com 22 partidas regulares.
O El Transcantábrico Clásico equipado com Suite Standard dispõe
de cama de casal, casa de banho funcional com duche de hidromassagens/sauna e
secador de cabelo, secretária, roupeiro, cofre, mini bar, e ar-condicionado.
As clássicas carruagens de salão do Transcantábrico
transportam o viajante, no seu ambiente cuidado, elegante e repleto de
conforto, tal como na idade de ouro das grandes viagens ferroviárias. As suas
quatro salas são espaços evocativos, onde é possível desfrutar de um
pequeno-almoço à la carte, de um almoço ou jantar requintado ou aproveitar o
tempo de lazer e relaxar, enquanto se sente transportado no tempo e no espaço.
São 8 dias e 7 noites para ir de León a Santiago de
Compostela e outras tantas para regressar. O El Transcantábrico Clásico inicia
a sua temporada a 29 de Abril e termina a 21 de Outubro com 18 partidas
regulares. Tem 23 Suites com capacidade para 46 pessoas.
Finalmente o El Expreso de La Robla que conta com três
carruagens salão e com quatro carruagens cama. Os compartimentos estão
equipados com dois beliches e dispõem de casa de banho completa com duche de
hidromassagem. O El Expreso de La Robla é um comboio que mantem as
características base do El Transcantábrico, mas com um ambiente mais juvenil e
informal.
O El Expreso de La Robla que possui 27 cabines e capacidade
para 54 pessoas inicia a sua temporada a 12 de agosto e termina a 16 de
Setembro contando com 4 partidas regulares.
O programa disponível inclui 4 dias e 3 noites de viagem e os
itinerários disponíveis são: Bilbao/ León, León/Bilbao e Bilbao/Oviedo ou Oviedo/Bilbao.
As novidades para a próxima temporada inclui o itinerário
Madrid – Sevilla completando a Rota de sucesso da Estremadura ao seu habitual trajeto
entre Sevilha e Madrid. Uma viagem que transporta para locais tão belos como
Zafra, Mérida, Cáceres, o Parque Nacional de Monfragüe, Toledo e Aranjuez, para
além de Madrid e Sevilla.
Os preços variam bastante conforme o produto escolhido por
isso, para informações detalhadas deverá consultar-se que comercializa estes
comboios em Portugal, ou seja, a APG Portugal.
Comentários
Enviar um comentário