O fantástico mundo dos comboios de luxo em Espanha


Com a banalização de outros meios de transporte, o comboio de luxo, que vive do conforto e do glamour, ganhou um novo sentido para quem viaja em turismo. E apesar de ser um produto caro, o revivalismo que está tão na moda e o produto, normalmente de excelente qualidade, promete fazer crescer a procura num mercado que procura charme e sofisticação.

Por causa destes fatores a oferta multiplica-se adaptando-se às necessidades do turismo dos nossos dias. E se alguns acham que é preciso ir para muito longe para ter uma viagem de sonho é porque desconhece que mesmo aqui ao lado, em Espanha, este produto  está disponível, sendo comercializado em Portugal, e apresentando-se com varias alternativas, adaptadas ao gosto e carteira dos vários tipos de clientes. 

 A Renfe, no país vizinho, elaborou quatro conceitos diferentes: Comboio Al Andalus, o  El Transcantábrico Gran Lujo, o El Transcantábrico Clásico e o El Expreso de La Robla.

 
 
 
 
 


O Comboio Al Andalus dispõe de dois tipos de cabines: Suite Superior e Suite standard. A primeira tem uma cama de casal que durante o dia é transformada num cómodo sofá, casa de banho completa com duche e secador de cabelo, cofre, mini bar, roupeiro, compartimento para guardar malas e ar-condicionado. É ainda possível incorporar uma cama extra.

A segunda opção dispõe de duas camas individuais que durante o dia se transformam em cómodas poltronas, casa de banho funcional, com duche e secador de cabelo, cofre, mini bar, roupeiro, compartimento para guardar malas e ar-condicionado.

Mas a melhor parte são as quatro carruagens de salão do Al Andalus, construídas entre 1928 e 1930, consideradas verdadeiras joias ferroviárias, que levam o viajante até à idade de ouro do foxtrot. Aqui é possível desfrutar de um bom pequeno-almoço, um almoço ou jantar à la carte, confraternizar com os outros passageiros, relaxar com uma bebida na carruagem bar ou usufruir da paisagem através das suas grandes janelas.

São sete dias ou se preferir seis noites de viagem se escolher o programa Andalucía I. Parte de Sevilha onde regressa no final desta aventura. A outra opção deste comboio, Ruta Extremeña, tem menos um dia de viagem e pode escolher fazer Sevilha até Madrid ou ao contrário, de Madrid até Sevilha. O comboio Al Andalus inicia a sua temporada a 24 de Abril e termina a 23 de Outubro com 11 partidas regulares. Tem capacidade para 60 pessoas em 30 Suites.

 
 
 
 


Já o El Transcantábrico Gran Lujo dispõe apenas de 14 suites Gran Lujo, com um quarto, sala de estar e casa de banho privativa. Os quartos possuem cama de casal ou camas individuais e um confortável sofá, com a possibilidade de ser transformado em cama. A casa de banho privativa está equipada com duche /sauna de vapor e secador de cabelo. Tem ainda secretária, cofre, mini-bar, televisão, sintonizador de música, controle de temperatura ajustável, computador com acesso gratuito à Internet e extensão de telefone.

As quatro carruagens salão do El Transcantábrico Gran Lujo foram contruídas no final dos anos 20 do século passado com a finalidade de fornecer um serviço ao mais alto nível às classes abastadas nas suas viagens de lazer. Neste espaço luxuoso é possível desfrutar de um pequeno- almoço a la carte, de uma refeição, de uma noite de diversão e de convívio com os outros passageiros ou somente deixando-se levar pela sua imaginação através das suas grandes janelas panorâmicas.

O programa de 8 dias e sete noites vai de San Sebastián a Santiago de Compostela e vice-versa. O El Transcantábrico Gran Lujo que possui 14 suites com capacidade para 28 pessoas, inicia a sua temporada a 22 de Abril e termina a 14 de Outubro com 22 partidas regulares.

 
 
 


O El Transcantábrico Clásico equipado com Suite Standard dispõe de cama de casal, casa de banho funcional com duche de hidromassagens/sauna e secador de cabelo, secretária, roupeiro, cofre, mini bar, e ar-condicionado.

As clássicas carruagens de salão do Transcantábrico transportam o viajante, no seu ambiente cuidado, elegante e repleto de conforto, tal como na idade de ouro das grandes viagens ferroviárias. As suas quatro salas são espaços evocativos, onde é possível desfrutar de um pequeno-almoço à la carte, de um almoço ou jantar requintado ou aproveitar o tempo de lazer e relaxar, enquanto se sente transportado no tempo e no espaço.

São 8 dias e 7 noites para ir de León a Santiago de Compostela e outras tantas para regressar. O El Transcantábrico Clásico inicia a sua temporada a 29 de Abril e termina a 21 de Outubro com 18 partidas regulares. Tem 23 Suites com capacidade para 46 pessoas.

 
 
 


 

Finalmente o El Expreso de La Robla que conta com três carruagens salão e com quatro carruagens cama. Os compartimentos estão equipados com dois beliches e dispõem de casa de banho completa com duche de hidromassagem. O El Expreso de La Robla é um comboio que mantem as características base do El Transcantábrico, mas com um ambiente mais juvenil e informal.

O El Expreso de La Robla que possui 27 cabines e capacidade para 54 pessoas inicia a sua temporada a 12 de agosto e termina a 16 de Setembro contando com 4 partidas regulares.

O programa disponível inclui 4 dias e 3 noites de viagem e os itinerários disponíveis são: Bilbao/ León, León/Bilbao e Bilbao/Oviedo ou Oviedo/Bilbao.

As novidades para a próxima temporada inclui o itinerário Madrid – Sevilla completando a Rota de sucesso da Estremadura ao seu habitual trajeto entre Sevilha e Madrid. Uma viagem que transporta para locais tão belos como Zafra, Mérida, Cáceres, o Parque Nacional de Monfragüe, Toledo e Aranjuez, para além de Madrid e Sevilla.

Os preços variam bastante conforme o produto escolhido por isso, para informações detalhadas deverá consultar-se que comercializa estes comboios em Portugal, ou seja, a APG Portugal.

Comentários