Imagine…..

 Uma celebração global para o bem-estar físico, mental e social.


( Fotografia Jean Guy de Gabriac)

Existem muitos fatores que me levam a pensar a fundo sobre estas questões, e que vai muito para além da pressão que os Media já colocam neste tema.

A minha mudança profunda de vida no final de 2019, em que troquei o conforto económico e o stress da vida agitada de trabalho numa companhia aérea e de um blog, por uma vida mais calma numa pequena cidade em Portugal só aconteceu porque dentro de mim já muita coisa não estava bem. O glamour que outros viam era um buraco cada vez mais escuro e mais fundo dentro de mim. A tristeza que me assolava levava ao desenvolvimento de um avassalador sentimento de não pertença e de insatisfação. O meu ponto de viragem aconteceu quando mudei de vida e em que aos poucos me fui reencontrando e posso escrever, renascendo.

Depois comecei a ter perceção de que eu não era a única, era parte de algo maior porque havia começado, naturalmente, um movimento nas sociedades em que as pessoas procuravam mais do que o ter. Em que o ser, o sentir, deixava de estar adormecido e embora de forma muitas vezes atabalhoada, ganhava forma, corpo e fazia-se ver.

Muito me alegra ter recebido esta notícia, que confesso, no início me pareceu tão boa que quase duvidei que fosse possível. E é tão boa por vários motivos sendo que entre os principais encontramos o facto de acontecer em simultâneo em vários pontos do globo, apelando ao equilíbrio e à vontade de dar antes de pensar em receber.

Partilho por isso que a 6ª edição do World Wellness Weekend (WWW) terá início na sexta-feira, 16 de setembro de 2022, desde o nascer do sol em Fiji, até o pôr do sol de domingo, 18, no Havaí, com "VIVER BEM JUNTOS" como foco principal, coordenado por 150 voluntários em todo o mundo (Embaixadores da WWW & Coordenadores), em mais de 900 cidades, de Bruxelas a Winnipeg.

4.000 participantes regionais, em 140 países estarão acessíveis na plataforma online World Wellness Map, de forma que milhões de pessoas possam encontrar atividades em grupo que se pretende que sejam divertidas, gratuitas e inclusivas. Aulas e workshops perto de onde moramos, para desfrutar com amigos e familiares.

Os profissionais podem-se inscrevem em www.wellmap.org (eu acabei de inscrever o Teresa Vai de Férias) e disponibilizar aulas de grupo gratuitas, nos dias 16 a 17 a 18 de setembro, que podem decorrer nas instalações da empresa ou em parques locais e áreas recreativas. Há um mínimo obrigatoriedade de oferta de uma aula e quem oferecer três aulas gratuitas ou mais recebe um selo "Campeão de Bem-Estar de 2022"

O público escolhe as atividades em www.wellmap.org , disponível em 18 idiomas, onde pode pesquisar uma cidade ou então escolher o tipo de atividade favorito. Vai ser possível ter acesso a aulas de ioga, sessões de ginástica, relaxamento e meditações promovendo “Paz Interior e Paz Mundial”, webinars Cancer Aware by Wellness For Câncer, atividades de bem-estar nas Termas, cerimonias tradicionais de calor nas Saunas com o apoio da International Sauna Association, Arborização no Brasil e Vietnam, Aulas de Samba, Flamenco e Ballet e ainda as sessões “Tap & Clap” transmitidas em todo o Quebec com o apoio da maior associação de idosos do Quebec (550.000 membros), e as cidades de Jerez, Cádiz, Tenerife (Gran Canaria, Niederbronn Les Bains (França), Punta Cana que em conjunto organizam entre 30 a mais de 100 atividades para os moradores e visitantes.

Os espaços vão abrir as suas portas e mostrar como suas aulas e atividades fazem parte da solução para que os moradores possam ser mais ativos.

Em associação com a Wellness Tourism Association, as autoridades municipais e as agências de turismo promovem experiências de bem-estar imperdíveis e pacotes de “fim de semana de bem-estar” para atrair visitantes bons exemplos disso são as cidades de Alassio, Florença, Hué, Marbella, Niederbronn-Les-Bains , Punta Cana, Ubud, Val di Fiemme.

A WWW está alinhada com as NAÇÕES UNIDAS desde 2017e é um dos parceiros da Semana Europeia do Desporto organizada pela Comissão Europeia que promove o Bem-Estar através de 5 Pilares: SONO & Criatividade, NUTRIÇÃO & Imunidade, MOVIMENTO & Vitalidade, MINDFULNESS & Serenity, SENSE OF PURPOSE & Solidarity


Comentários

Mensagens populares