A FIA ESTÁ DE VOLTA!

 

A Feira Internacional do Artesanato (FIA) regressa de 25 de junho a 3 de julho, com a sua 34.ª edição. A FIL - Feira Internacional de Lisboa vai ser a anfitriã daquela que é a maior mostra concentrada de artesanato nacional e internacional na Península Ibérica - e a segunda maior na Europa.

Para a edição de 2022, a Feira Internacional do Artesanato irá preencher três pavilhões diferentes, num total de 30 000 m² de área expositiva. No Pavilhão 1, estará presente o Artesanato Nacional, bem como uma exposição de 585 m² do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), cujo tema versa sobre o Prémio Nacional do Artesanato, destacando os vencedores e finalistas da edição de 2021 nas suas seis categorias: "Grande Prémio Carreira", "Prémio Inovação", "Prémio Empreendedorismo Novos Talentos", "Prémio Investigação", "Prémio Promoção para Entidades Privadas" e "Prémio Promoção para Entidades Públicas". O apoio do IEFP ao evento também permite a participação de 160 artesãos e unidades produtivas artesanais provenientes de várias regiões do país.

No Pavilhão 2, os visitantes poderão conhecer o que de melhor se produz no Artesanato Internacional. E no Pavilhão 3, a gastronomia e os vinhos são protagonistas - com o tradicional cruzamento de referências que constitui o ADN da feira.

Os Pavilhões de Exposição (1 e 2) estarão abertos entre as 15h e as 24h. Já o Pavilhão da Gastronomia (3) funcionará das 12h30 às 24h - com entrada gratuita até às 14h30.

O que vamos encontrar este ano? O mundo inteiro vai passar por Lisboa, Lisboa – cidade que, durante largos séculos, assimilou as culturas mais heterogéneas – o certame que congrega artesãos nacionais e internacionais, para oferecer ao público uma mostra única de artes e ofícios com histórias milenares. Desde as artes têxteis à arte da cerâmica, lado a lado com os trabalhos em madeira e em cortiça, sem esquecer a nobreza dos metais e da pedra, da pele e do couro, a feira representa uma verdadeira sinergia entre cultura, património, recursos materiais e os agentes envolvidos nas economias locais.

2022 supera o número de países presentes na edição de 2019. Ao todo, a 34.ª edição da FIA conta com a presença de artesãos de 31 países diferentes, trazendo a Lisboa uma montra única e exclusiva de património das mais diversas latitudes.

 

E a nível nacional também o artesanato nacional supera os números das edições anteriores, com a presença de municípios de norte a sul de Portugal continental e ilhas. Representando os seus artesãos e as suas artes, que fazem parte da identidade cultural de cada concelho, marcarão presença na FIA Alcochete, Barcelos, Caldas da Rainha, Coruche, Estremoz, Mafra, Miranda do Douro, Oleiros, Sintra, Viana do Castelo, Vila Verde, bem como os arquipélagos dos Açores e da Madeira (Câmara Municipal da Ponta do Sol). Este ano, a FIA dá destaque ao Património Cultural e Imaterial reconhecido pela UNESCO. Do artesanato português, assinala-se a maior representação de sempre: uma enorme variedade, fiel às suas raízes, em que a tradição e a modernidade comungam, respeitando o tradicional e as técnicas ancestrais, mas inovando e reinventando o futuro do artesanato.

 

Preservando o importante lugar da tradição artesanal, a Feira Internacional do Artesanato procura também exibir o trabalho de artesãos contemporâneos, cujas obras conjugam o design e as novas tecnologias com as antigas técnicas artesanais. O artesanato é uma arte em constante evolução - e, os novos produtores apresentam-se ao lado dos nomes mais importantes da produção artesanal, promovendo uma plataforma de divulgação cultural a nível nacional e internacional.

"É cada vez mais importante dar espaço aos novos talentos e à inovação, mas também valorizar e investir na tradição do artesanato. A FIA é isso - um grande mosaico feito pelas mãos de pessoas que todos os dias mantêm vivos estes ofícios, tanto através da inovação como da tradição", explica Carla Borges Pita, da organização da Feira Internacional do Artesanato.

Para promover essa diversidade, a feira voltará, este ano, a promover os Prémios do Artesanato, elegendo a Melhor Peça de Artesanato Tradicional e a Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo, que serão exibidos numa área própria

Além das peças de artesanato, a feira conta com uma ampla oferta de produtos gastronómicos e vinícolas artesanais. O Pavilhão 3 conta com uma grande área de tasquinhas, disponibilizando os mais diversos sabores regionais portugueses - desde os enchidos e carnes curadas aos queijos. A entrada neste pavilhão é gratuita entre as 12h30 e as 14h30.

Também no Pavilhão 3, a Feira Internacional do Artesanato recebe, pela primeira vez, uma área de vinhos, que conta com produtores de oito regiões vitivinícolas diferentes: Alentejo, Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro, Lisboa, Região dos Vinhos Verdes e Trás-osMontes.


Comentários

Mensagens populares