Peniche Não é Só Praia

 



Tanta coisa que podemos fazer em Peniche, sim porque embora a terra viva virada para o mar, Peniche é muito mais do que a imensidão de oceano que a banha.

O Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, celebra o 25 de Abril com homenagem de arte contemporânea a Aristides de Sousa Mendes

O tema “CANDELABRO ASM - Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida” é a primeira exposição internacional do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), e chega a Portugal na sequência uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Sousa Mendes Foundation, de Nova Iorque e o Comité Sousa Mendes, de Bordéus.

O autor da peça chave desta exposição é Werner Klotz, artista residente em Berlim que se tem destacado no domínio da arte pública, e que produziu esta obra, de grande porte, que interpreta o dilema de Aristides de Sousa Mendes nos dias anteriores à decisão que salvaria milhares de vidas do terror nazi.

Nada reconhecido em vida, tendo morrido ignorado por todos, é após a sua morte que volta a unir o mundo em torno de uma causa que não podemos esquecer. Nesta homenagem,  consegue-se unir pessoas e vontades de cinco países - Portugal, França, Alemanha, EUA e Canadá – em torno do justo reconhecimento de um resistente e de um herói.

A exposição abre ao público a 27 de abril próximo, data em que se comemora a libertação, em

1974, dos presos políticos da antiga cadeia na Fortaleza de Peniche. Poderá ser visitada de

quarta a sexta-feira das 14:00 às 18:00, ao sábado e ao domingo das 10:00 às 13:00 horas, até

outubro de 2021. A entrada é livre.

Nunca é demais recordar que no ano de 1940, em plena II Guerra Mundial, o cônsul português em Bordéus, perante o desespero dos refugiados que fugiam do avanço das tropas alemãs, decidiu agir de acordo com a sua consciência e valores, desobedecendo às ordens que recebera do governo de Salazar e assinando milhares de vistos para Portugal. Este gesto levou-o ao exílio no próprio país e a enfrentar duros sacrifícios.

À luz do tempo presente Aristides de Sousa Mendes continua a ser símbolo de coragem,

abnegação e amor à Humanidade, valores que importa exaltar, uma vez que ainda vivemos  num mundo onde prevalecem atentados aos Direitos Humanos, que provocam cenários de miséria, sofrimento e morte.

 


Se escolheu vir conhecer esta exposição, deixo-lhe outra sugestão para descobrir. Peniche é a primeira cidade do país com restaurantes Smart Fish, onde se irá elucidar os clientes para os vários benefícios do consumo das espécies marítimas sustentáveis existentes na sua carta.

O projeto “Smart Fish - Restauração Sustentável” coordenado pela Chef Patrícia Borges (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Peniche, Politécnico de Leiria) e destina-se a   promover a integração continuada de espécies piscatórias sustentáveis e/ou de baixo valor económico (como a cavala e o carapau, a título de exemplo) na carta dos restaurantes aderentes de Peniche.

Num ultimo passo, será atribuído aos restaurantes aderentes um selo Smart Fish, comprovando assim a integração destas práticas sustentáveis, bem como a garantia de qualidade na confeção das referidas espécies.

Nas palavras da Chef Patrícia Borges, “este projeto pretende incutir uma abordagem inovadora e dinâmica sobre a forma como consumimos peixe, capaz de alavancar o dormente potencial económico do mar e sempre assente na valorização dos recursos marinhos.” A Chef deixa ainda o mote a todos os consumidores: “ Se quando formos à praça ou à peixaria começarmos a pedir este tipo de espécies, como a cavala ou o carapau, estamos não só a contribuir para a preservação e regeneração marítima, como a prestar um apoio inestimável a toda a atividade da pesca nacional e aos próprios pescadores portugueses em particular”.

 


Comentários

Mensagens populares