Conhece Nîmes – A Roma Francesa?

 


Em Portugal dizemos que todos os caminhos vão dar a Roma, mas em qual Roma é que estamos a pensar quando o mencionamos? É que França também tem a sua Roma, chama-se Nîmes, e fica localizada entre Montpellier e Marselha, assim como quem vai a caminho do Mónaco.























Esta região de Franca é fantástica, ótima para descobrir de carro, numas férias de verão em família ou com alguns amigos, em que vamos andando, vamos parando e vamos descobrindo.

Se o fizerem é obrigatório que parem em Nîmes, um lugar onde a arquitetura antiga se combina na perfeição com construções modernas.

O Anfiteatro romano, perfeitamente conservado, leva-nos a tempos que já se perderam na história, sentados lá dentro, quase que conseguimos ouvir os sons, as vozes e vibrar com as cores e as emoções de outrora. Ainda a respirar história, não pode perder uma visita à Maison Carré, não pode deixar de visitar os Jardins De La Fontaine e de descobrir a ainda grandiosidade da Torre Magna.  Mais pontos de interesse em Nîmes? O Aqueduto é também uma obra impressionante.

Depois de fazer este passeio pela história vai ter vontade de conhecer mais, na cidade encontra o Museu de la Romanité. Vai ficar surpreendido com a estrutura espelhada e moderna, onde o vidro parece espreitar, como uma segunda pele, e por onde o sol entra, tendo oportunidade de iluminar parte do seu interior. Lá dentro pedaços de construções encontrados nas escavações recordam-nos a importância que o Império Romano teve na construção da Europa, do terraço, a vista para o Anfiteatro Romano ajuda-nos a fazer a ponte entre estes dois mundos, entre o antigo e o presente, entre dois mundos que parecem tão distantes na temporalidade mas que se cruzam no mesmo espaço físico.

De volta ao Anfiteatro, aqui ainda se realizam os Antigos Jogos Romanos, uma recriação da época, onde o publico pode assistir, tal como antigamente, nas bancadas do anfiteatro.

Este ano estão previstos estes eventos a decorrer em Nîmes, já em abril, os grandes jogos romanos, em maio, a Feira do Pentecostes, de maio a outubro a exposição “O imperador romano, um mortal entre os deuses” no Museu de la Romanidade e de 10 de junho a 25 de julho os concertos na Arena do Anfiteatro.

 

 

 

Comentários

Mensagens populares