Os mil Encantos Em Forma de Cerâmica

 

Numa casinha encantadora, nas Caldas da Rainha, encontramos a Sara Cardina, ceramista caldense e um lugar onde os sonhos se materializam e ganham formas humanas. Aqui simplicidade e a invocação da natureza arrebata-nos e a cerâmica é usada para nos contar pequenas histórias, criando uma espécie de um jogo onde vamos colocando as pequenas peças, cheias de cor, criando sempre o mesmo, mas sempre diferente.

As figuras femininas, cheias de cor e de formas, têm as suas saias plenas de flores. Os cabelos umas vezes cheios, outras vezes soltos, falam-nos de muitos sonhos e remetem-nos para África ou para a floresta amazónica porque vibram com os mesmos tons que descobri por lá, quando assisti ao sol a pôr-se, em plena natureza selvagem. Ou talvez pela inocência que emanam, pela simplicidade com que se apresentam nos levem para muito longe, para lugares que achamos que só existem em filmes ou em livros de fotógrafos famosos.

Aqui a arte esconde-se nos pequenos detalhes, são azulejos todos trabalhados à mão, pequenas taças multiusos, aquários compostos de tantas peças pequeninas, painéis de cama que são quase um jogo de construção, mulheres que se abrem para o mundo, peixes que refletem amor, figuras quase sempre arredondadas, sempre tão femininas, todas trabalhadas à mão porque trabalho é sempre amor.

Nunca a frase “trago dentro de mim todos os sonhos do mundo” de Fernando Pessoa fez tanto sentido. É a olhar para o trabalho da Sara Cardina que percebemos o que pensa uma mulher quando se lembra de dar corpos aos seus sonhos.

Numa casinha encantadora, toda decorada com relva e onde as janelas são emolduradas por pequenas flores coloridas, descobre-se um mundo de peças de decoração, lavatórios mágicos para a casa de banho e peças utilitárias que são em simultâneo uma forma de arte.

Nas Caldas da Rainha, a arte faz parte da nossa vida, corre-nos nas veias e é um dos componentes do nosso sangue, abençoados aqueles que conseguem materializar tudo o que nos vai na alma.

 
















Comentários

Mensagens populares