As Mil Formas no Atelier

 

Chegamos ao Nadadouro e a casa, igual a todas as outras, não mostra à primeira vista que esconde lá dentro pequenos tesouros sob a forma de arte, de cerâmica.

Os vidros gigantes, no andar de baixo, dão amplitude para o espaço cá fora onde dois cães brincam animadamente enquanto nas traseiras, um pequeno coelho se entretêm a comer pedacinhos de relva, correndo quando se assusta, para se esconder entre moldes e peças que esperam a sua vez para ganhar vida.

O espaço, cuidadosamente cuidado, guarda num canto, ao ar livre, os fornos de onde saem as peças quase finalizadas. Recomendo, especialmente num final de tarde de primavera ou de verão, assistir à criação das peças com a técnica Raku, pela beleza das mesmas, trabalhadas nos fornos e arrefecidas depois, rapidamente. Ninguém fica indiferente à arte que nasce perante os nossos olhos, embalada pelo fogo vivo, ao ar livre, enquanto o sol termina o seu dia, mas ainda abraça suavemente a nossa pele.

Lá dentro, no atelier, a azafama é grande e o cuidado é imenso. Num canto mais escuro, as prateleiras, carregadas alinham-se talvez mil gatos de linhas contemporâneas, num único tom, quase etéreo, aguardando calmamente a sua vez de seguir viagem.

Do outro lado, em mesas gigantes, a Rute e a Patrícia trabalham, cada uma dando vida à sua forma de ver o mundo (é com elas que decorrem os workshops que organizamos de iniciação à olaria, de pintura de azulejo, de cerâmica e de iniciação ao Raku). Diferentes na sua forma de o ver e de expor a sua visão, têm em comum a mesma vontade que lhes corre nas veias de criar, expondo-se através da sua arte.     

A cor, sempre a cor, e aqui também o movimento que se sente do que vemos a ser criado mesmo à nossa frente. E não é porque estamos que o ritmo abranda, o trabalho continua e sentimo-nos integrados, não estamos só a aprender um pouco desta arte centenária, estamos num lugar onde tudo acontece e sentimo-nos integrados neste mundo quase à parte.

A fluidez natural das mil formas que se vive no atelier leva-nos a olhar para os pilares onde os formatos e cores das peças brincam com a nossa mente, enquanto ao lado, nas prateleiras, moldes adormecidos, estão em silencio, sabendo que nunca estão esquecidos.

Mas é nas mesas que realmente tudo acontece. Pontes cheios de pinceis e outros artefactos, moldes que tiveram de acordar, rolos de massa gigantes, pedaços de argila, pequenos pedacinhos de madeira, tudo acontece em redor da mesa, e nas prateleiras, mil produtos observam cuidadosamente e esperam ansiosos, pela sua vez se sair do anonimato e de integrar peças que se vão espalhar pelo mundo fora.

No Nadadouro, numa casa igual a tantas casas, a arte, as pessoas, a cerâmica, combinam-se, partilhando vivencias. É neste ambiente que decorrem os nossos workshops, um lugar onde não há só criação, mas inspiração para quem quer descobrir o artista que existe dentro de si.          


Comentários

Mensagens populares