Teresa Vai de Férias – como um blog evolui para uma marca




Quando comecei este blog, fi-lo porque gostava de comunicar, mas longe estava de saber onde tudo isto me iria levar.
Nos últimos dias de junho de 2016, numa altura em que viajar fazia parte da minha rotina de vida, o blog surgiu de forma espontânea e inevitável. Fruto de um impulso e de muita vontade de comunicar, o blog Teresa Vai de Férias foi crescendo, ganhando o seu público e consolidando resultados, o que permitiu o seu crescimento de forma regular. As redes sociais, forma programadas para funcionar como satélites, como um apoio à comunicação do conteúdo do blog, o que tem dado bastante trabalho mas tem trazido resultados ao longo do tempo, fruto de um desenho estratégico, cujo alinhamento se tem mantido de forma a que a comunicação seja feita como um todo, como pequenas peças de lego encaixadas umas nas outras, e que com o tempo, vão dando origem a uma forma, a um produto.
Com a minha saída da TAP Air Portugal, numa altura em que o blog estava consolidado e onde já não escrevia somente sobre viagens, mas também Portugal, gastronomia e vinhos, nasce o livro com o mesmo nome. Estava tudo preparado para um primeiro lançamento no Stand da APAVT na BTL, seguido de outros dois em Lisboa e na Foz do Arelho. Em simultâneo, nasceu também um projeto de animação turística para divulgação do Oeste, que seria anunciado na mesma altura.
No entanto a vida troca-nos as voltas e o surgimento do Covid19 obrigou ao ajuste de tudo o que estava planificado. Por isso mesmo, o livro, enquanto não for possível voltarmos a encontrar-nos, está somente disponível para venda online https://teresavaideferiasl.wixsite.com/book , sendo possível o envio pelo correio.
Quanto ao projeto de animação turística, que também está pronto a ser comercializado, aguarda a chegada de melhores dias para poder ganhar vida fora do papel.
O Teresa Vai de Férias food, wine and tours, procura a promoção de toda a região, através da divulgação das marcas e produtos locais. Já existem vários parceiros que se juntaram ao projeto, desde outras empresas de animação turística até fornecedores de bens e serviços locais.
A empresa pretende funcionar como um motor de promoção de todos os parceiros, quer com o contacto direto com os bens e serviços quer através da comunicação online, numa estratégia em que a marca Teresa Vai de Férias serve de veiculo de comunicação de outras marcas, esquecendo o conceito de concorrência, algo que acredito que não faz sentido atualmente, e aproveitando as sinergias para criar uma oferta diferenciadora para a região.  
No Teresa Vai de Férias food, Wine and tours cada dia da semana vai ter um tema, na terça feira vai ser o dia da Lagoa de Óbidos, na Quarta feira o dia de passeios temáticos, na quinta feira winetour e Rota do Pomares e na sexta-feira workshops de gastronomia de comida tradicional da região. Em alguns dias os programas vão ser operados por parceiros, com quem foi desenhado um novo produto, feito à medida e nos workshops de gastronomia, vai haver um contato direto com marcas e produtos da região. Este é só o começo, porque está previsto juntar a participação jovens e idosos ao projeto bem como a consolidação do conceito com novas parcerias regionais.
Para o reconhecimento alcançado tem sido essencial a colaboração de três jovens criativos, que têm desenhado toda a parte visual, desde a criação de sites, imagem, logos, cartões de visita, capa do livro, edição de imagem, criação de conteúdos de vídeo entre tantos detalhes fundamentais para a consolidação do Teresa Vai de Férias.
Ao Duarte Fernandes, à Inês Vicente e ao Tiago Nuno o meu muito obrigada pela vossa colaboração e disponibilidade.

Comentários

Mensagens populares