Queijo Monte da Vinha – Puro prazer artesanal

( Foto @tiagonuno.vision)


Esta quarentena levou-me para a cozinha, de tal forma que foi este o lugar que escolhi, numa casa que está estranhamente sempre cheia, para ter o meu escritório. E é aqui, entre tachos, cheiros e sabores, que vou passando o tempo enquanto espero que tudo melhore.
Foi por estes dias que soube que, por causa desta quarentena obrigatória, a Queijaria Monte da Vinha precisava de continuar a escoar a sua produção, fonte de rendimento para 7 mulheres, e que tinha o seu negócio praticamente assente em restaurantes como a Tasca da Esquina, do chef Vítor Sobral, Tapisco, de Henrique Sá Pessoa, o clássico Fialho, em Évora e ainda no fornecimento de queijos para a classe executiva da TAP, algo que neste momento não é possível de realizar.
Apesar dos seus clientes terem fechado portas, foram doados 1000 queijos que seriam servidos na Classe Executiva da TAP, aos Sem Abrigo (@crescer @éumrestaurante @comunidadevidaepaz ) e a Joana GArcia vai estender esta ação para as equipas afetas ao Covid19 no Hospital Curry Cabral.
 É muito inspiradora esta história. Em 2004, Joana Garcia decidiu dar uma volta à sua vida, deixar para trás a sua profissão de advogada e dedicar-se à produção de queijo. Sem qualquer experiência, passa cerca de 10 meses a experimentar até conseguir criar um produto realmente diferenciador no mercado e é assim, de uma forma simples mas com muita dedicação, que nascem estes pequenos queijos, de 70g e 125g, com uma pasta muito amanteigada, um cheiro que nos transporta para a origem, uma textura muito suave e um sabor bastante delicado e claro, a qualidade natural dos nossos produtos artesanais.

É desta forma que se descobre este queijo de ovelha, produzido no Vimieiro, Alentejo, unicamente com leite cru de ovelha, sal e cardo, um coagulante natural e muita inspiração. Talvez por tudo isto em outubro do ano passado, o Monte da Vinha atingiu o reconhecimento internacional, quando em Itália, num concurso composto por mais de 300 membros, entre especialistas, ‘experts’ e críticos gastronómicos, foi distinguido e trouxe para Portugal uma medalha de ouro no World Cheese Awards.
São estes pequenos prazeres que fazem toda a diferença, e nesta época, em que temos o nosso melhor bem, a nossa liberdade, tão limitada, recomendo a degustação de pequenas doses (se conseguirem…), do Queijo Monte da Vinha. Se tiverem por perto ainda uma garrafa de um bom tinto alentejano e um pouco de pão, finamente cortado, quando fecharem os olhos garanto-vos que quase que vão perceber a doce brisa dos campos do Alentejo e enquanto saboreiam, será fácil de sentir, a entrar pelas narinas, os suaves aromas das flores campestres e o suave toque do sol alentejano num dia de primavera.
Para os que não conhecem ou os que conhecem e já têm saudades, a Joana Garcia entrega em todo o país e por cada caixa de 5 queijos amanteigados de ovelha que cada um de nós encomendar segue mais um queijo para as causas acima mencionadas. O custo é de 10€ + portes e as encomendas podem ser feitas para geral@queijariamontedavinha.com ou por whatsapp para 919353829.

Comentários

Mensagens populares