Depois do Covid - 7 Passos para uma vida mais saudável no trabalho




Demasiado tempo em casa.
Demasiados sonhos adiados.
Demasiado tédio....
E a obrigação de comunicar, de manter a esperança

Ao longo dos próximos dias vou partilhar as minhas reflexões sobre este momento duro que estamos a passar, pensando nas empresas, que desesperadas procuram bóias para se conseguirem manter à tona

Introdução

Pela primeira vez na história da humanidade um vírus, algo que sabemos que existe, mas que não conseguimos ver, e que até agora não nos tirava o sono, parou o mundo e deixou-nos fechados em casa.
Eu não sou exceção e também eu vivo entre quatro paredes, a inventar coisas para fazer, sentindo-me limitada na minha liberdade, presa em casa e presa ao medo do que nos espera quando podermos finalmente sair.
Há cerca de um mês eu sabia exatamente o que ia fazer e como ia fazer. Em setembro do ano passado deixei um emprego de 29 anos para me aventurar por minha conta. Deixei-me levar pelo instinto para poder levar mais longe um blogue que tinha nascido por paixão. Uma coisa levou à outra e dei por mim a publicar um livro com o nome do blog, Teresa Vai de Férias, e em simultâneo a apresentar um projeto de animação turística para o Oeste, também com o mesmo nome, que procura, através do turismo, a promover e fomentar a procura das empresas e dos produtos da região. Passei 5 meses de intenso trabalho, sozinha, a desenvolver estes dois projetos, mas cheia de vontade de os ver ganhar vida e quando finalmente estava tudo pronto, com datas de lançamento agendadas, eventos preparados, tudo pronto, veio este vírus que atirou comigo, com todos nós para casa.
Eu tinha em poucos meses passado da gestão de um blog, que corria bem, para a criação de uma marca. Um passo gigante que me tinha ocupado muito tempo e feito vibrar de entusiasmo mas agora era como se me tivessem tirado o tapete e a empresa, só com alguns dias de vida, começava já a atravessar o que se avizinhava ser um longo deserto e como não tinha tido tempo para ter receita, começava desde o início a acumular encargos e despesas. E simplesmente não havia nada que pudesse fazer, que estivesse no meu controle ou minimalmente ao meu alcance. Não tinha corrido mal por falta de capacidade da minha parte, simplesmente fatores externos, que não estavam debaixo do meu controle, deitavam por terra um sonho que nem tinha quase começado a respirar. Para casa trouxe o desespero de ter de cancelar os lançamentos e a amargura de adiar um projeto.
Encurralada, tirei uns dias para pensar, liguei-me quase 24/7 nas redes sociais e deixei-me ficar, cheia de pena de mim. Decidi ser empresária sabendo que esta não é uma vida fácil, que temos de ultrapassar inúmeros desafios e estar abertos à mudança, mas não esperava que fosse possível acontecer nada de tão grave e que tivesse um impacto tão profundo na nossa vida e no nosso bem-estar.
Durante dias tive de gerir uma nova rotina familiar, passamos a estar todos juntos permanentemente, o meu marido em teletrabalho, o meu filho mais velho com aulas online da faculdade e o mais novo a desenvolver projetos que ainda não tinha tido tempo para fazer. De repente estávamos todos em casa, cada um a ocupar uma assoalhada, a casa a ficar pequena para tanta gente e tanto movimento e todos a esforçarem-se para se adaptar a esta nova e estranha vida, a tentarmos pelo menos estarmos juntos numa refeição, normalmente o almoço que fazemos sempre que o tempo permite, no quintal. Bem, ao menos o vírus chegou com a primavera e mesmo que ainda seja preciso um casaco, cá em casa comemos quase todos os dias fora, a ouvir um ou outro vizinho a falar, os cães a ladrar ao longe, na companhia dos gatos que embora admirados, usufruem deliciosamente da nossa companhia, despreocupados, deixando-se levar ao sabor da vida, languidamente estendidos no chão, já quente, ou no banco do jardim.
Foi por essa altura, sentido na pele que vou ter encargos com o Estado para cumprir mesmo estando parada, decidi que não podia continuar impávida, sem reação e foi assim que comecei a desenvolver 7 passos para ter uma vida mais saudável no trabalho.



Comentários

Mensagens populares