4 – Parcerias


Nos últimos 3 anos, no departamento de marketing, na empresa de aviação onde trabalhei num total de 29 anos, analisei muitos pedidos de parcerias e de permutas. Por ser uma empresa bastante conhecida os pedidos eram num volume assombroso, mas em comum havia um princípio que agora, mais do que nunca, faz muito sentido e que era o facto de se desenvolver em conjunto uma estratégia que criava vantagem competitiva.   
Existem várias formas de obter retorno quando se estabelece uma parceria e sobre as quais, enquanto empresário, vale a pena refletir. E o que é que se procura? Resultados financeiros, claro, no entanto os mesmos podem ser imediatos e fáceis de medir ou mais alargados no tempo, fruto do reconhecimento da marca, e que também não se deve descuidar.
Ao estabelecer uma parceira não se deve deixar levar por ideias preconcebidas, os novos parceiros podem ser concorrentes, porque unidos somos mais fortes ou porque juntos chegamos a mercados que separados nunca estariam ao nosso alcance, podem ser empresas que complementam o nosso negocio porque a diversidade de oferta melhora sempre a qualidade dos produtos, ou outras que embora atuando em mercados diferentes podem ser um complemento, por exemplo na partilha de espaço e de custos, ou pode ser uma forma de alcançar novas áreas de negócio. Para que seja um sucesso é fundamental que ambas as partes respeitem as regras e que protejam entre si.
Para que seja um sucesso é também fundamental que se tenha um fator muito importante em conta - As empresas mais pequenas não têm a vantagem de serem conhecidas, por isso pode ser mais difícil encontrar os parceiros mais convenientes para o desenvolvimento do seu negócio, para além disso, nem sempre é fácil encontrá-los num mercado com um tecido empresarial repleto de tantas outras pequenas empresas e quando finalmente se encontram, desenvolver procedimentos que permitam a todos, tirar o melhor partido desta parceria. Existe também uma solução para esta dificuldade, a Mais Negócio, desenvolveu um modelo estruturado de networking que convida os empresários a gerar mais lucros desenvolvendo parcerias de sucesso com profissionais das mais diversas áreas.
As parcerias são fundamentais porque permitem o aumento da competitividade, através da expansão da marca, chegando a novos mercados e conquistando mais clientes. Ao subir patamares de vendas, consegue-se ter uma maior capacidade de negociação junto dos fornecedores e assim obter melhores preços podendo melhorar a oferta para o mercado e obter mais receita.  
Por outro lado, as parcerias são bastante uteis porque permitem a partilha de conhecimentos e experiências.  Quando feito de forma organizada, a confiança que se vai ganhando vai transformando os parceiros em peças fundamentais para o sucesso, criando valor para todos.
 O que é importante é que se interiorize que, desde que exista transparência, todas as organizações podem colaborar entre si, criando laços estratégicos que ajudam a ultrapassar épocas mais complicadas e que cimentam recursos em épocas melhores.


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