3 – Atentos às mudanças
Com o avanço inevitável do digital,
as empresas, para continuarem a jogo, têm de se adaptar constantemente,
aplicando as novas tecnologias em prol do aumento da sua produtividade e da
redução de custos. O investimento necessário é depois compensado pelo
crescimento do negócio e pelo fortalecimento da empresa face à sua concorrência
direta e indireta. Por isto mesmo as empresas que que melhor se adaptarem às
mudanças vão ser aquelas que vão estar mais fortalecidas e que vão conseguir
melhores resultados, alcançando desta forma o bem mais precioso que qualquer
empresa pode ambicionar, a valorização da sua marca.
Com tudo o que temos vivido nos
últimos tempos facilmente percebemos que as empresas que vão ter melhores
resultados vão ser as que, em vez de se assustarem com as mudanças, vão ver estas
alterações como desafios, procurando investir em soluções, alterando a forma de
funcionar, criando valor e diferenciando-se da sua concorrência. Esta pandemia
surge numa altura em que muitas empresas já caminhavam naturalmente neste
sentido.
Mas as mudanças têm de ser
profundas para serem eficazes, atualmente existe já uma maior consciência, uma
maior preocupação com a sustentabilidade e com a procura de soluções que lutem
contra o desperdício.
Por outro lado, o mercado cada vez
mais saturado de oferta, está a obrigar à criação de novos modelos de negócio,
para mais rapidamente se adaptarem ao dinamismo desta nova era. As empresas
sabem que os próximos tempos vão ser um enorme desafio pelo que é fundamental
que se comece já a procurar flexibilidade que pode ajudar a adaptar a empresa a
um novo modelo de trabalho.
Penso que ainda poucas empresas de
pequena dimensão recorrem a esta opção mas acredito profundamente no
intercambio de conhecimentos entre as faculdades e o mundo do trabalho porque
existem uma complementaridade que é fundamental para que se ultrapassem estes
novos desafios, por outro lado, a visão do mundo pelos olhos das gerações mais
novas traz ao mercado de trabalho novos conceitos, novas ideias, uma frescura
que não deve ser descurada, especialmente quando é urgente ultrapassar
rapidamente dificuldades.
Uma empresa de futuro é uma empresa
flexível, que se adapta constantemente às mudanças, com uma visão atenta ao que
se passa no mundo, que nunca se dá por vencida nem por satisfeita, que aposta
em tecnologia como uma ferramenta fundamental para o sucesso, que vê o mundo
académico como uma ferramenta eficaz para a elaboração de novos modelos de
gestão, o alcance dos objetivos e que alinha
a cultura da empresa com a autonomia dos funcionários, sempre focada no
cliente, conseguindo assim alcançar os melhores resultados ou até ultrapassar o
que seria expectável, ganhando o respeito e conquistando a fidelização do
mercado.
Os próximos tempos vão-nos obrigar,
a todos os que somos empresários, a ter de resolver problemas bastante
complexos. O que posso sugerir-vos é que não ponham de lado a criatividade, o
trabalho em equipe, a inteligência emocional, a flexibilidade, a negociação e a
orientação para os objetivos.
Comentários
Enviar um comentário