3 – Atentos às mudanças



Com o avanço inevitável do digital, as empresas, para continuarem a jogo, têm de se adaptar constantemente, aplicando as novas tecnologias em prol do aumento da sua produtividade e da redução de custos. O investimento necessário é depois compensado pelo crescimento do negócio e pelo fortalecimento da empresa face à sua concorrência direta e indireta. Por isto mesmo as empresas que que melhor se adaptarem às mudanças vão ser aquelas que vão estar mais fortalecidas e que vão conseguir melhores resultados, alcançando desta forma o bem mais precioso que qualquer empresa pode ambicionar, a valorização da sua marca.
Com tudo o que temos vivido nos últimos tempos facilmente percebemos que as empresas que vão ter melhores resultados vão ser as que, em vez de se assustarem com as mudanças, vão ver estas alterações como desafios, procurando investir em soluções, alterando a forma de funcionar, criando valor e diferenciando-se da sua concorrência. Esta pandemia surge numa altura em que muitas empresas já caminhavam naturalmente neste sentido.
Mas as mudanças têm de ser profundas para serem eficazes, atualmente existe já uma maior consciência, uma maior preocupação com a sustentabilidade e com a procura de soluções que lutem contra o desperdício.
Por outro lado, o mercado cada vez mais saturado de oferta, está a obrigar à criação de novos modelos de negócio, para mais rapidamente se adaptarem ao dinamismo desta nova era. As empresas sabem que os próximos tempos vão ser um enorme desafio pelo que é fundamental que se comece já a procurar flexibilidade que pode ajudar a adaptar a empresa a um novo modelo de trabalho.
Penso que ainda poucas empresas de pequena dimensão recorrem a esta opção mas acredito profundamente no intercambio de conhecimentos entre as faculdades e o mundo do trabalho porque existem uma complementaridade que é fundamental para que se ultrapassem estes novos desafios, por outro lado, a visão do mundo pelos olhos das gerações mais novas traz ao mercado de trabalho novos conceitos, novas ideias, uma frescura que não deve ser descurada, especialmente quando é urgente ultrapassar rapidamente dificuldades.
Uma empresa de futuro é uma empresa flexível, que se adapta constantemente às mudanças, com uma visão atenta ao que se passa no mundo, que nunca se dá por vencida nem por satisfeita, que aposta em tecnologia como uma ferramenta fundamental para o sucesso, que vê o mundo académico como uma ferramenta eficaz para a elaboração de novos modelos de gestão, o alcance dos objetivos e que  alinha a cultura da empresa com a autonomia dos funcionários, sempre focada no cliente, conseguindo assim alcançar os melhores resultados ou até ultrapassar o que seria expectável, ganhando o respeito e conquistando a fidelização do mercado.
Os próximos tempos vão-nos obrigar, a todos os que somos empresários, a ter de resolver problemas bastante complexos. O que posso sugerir-vos é que não ponham de lado a criatividade, o trabalho em equipe, a inteligência emocional, a flexibilidade, a negociação e a orientação para os objetivos.


Comentários

Mensagens populares