La Tagliatella em Lisboa

























Lembro-me desde há muito muito tempo de um edifício alto e esbelto, de esquina, ali na D. Carlos, mesmo à beira da Av. 24 de Julho, a piscar o olho ao rio, que foi deixado fechado e abandonado, ignorado e maltratado durante tanto, tanto tempo.

Recentemente reparei com alegria que esse edifício ganhou vida e gente e que de frente para o IADE, a fazer a esquina para a tal Av. D. Carlos, existe agora, no rés do chão, um restaurante italiano, La Tagliatella. Este é o terceiro espaço desta marca que inaugurou em Lisboa, depois do Parque das Nações e do tão tentador que fica localizado mesmo na Av. De Berna, cruzamento com a Av. da República.

Fui experimentar cheia de curiosidade, pela história do lugar, mas também porque há algum tempo que tinha este restaurante na minha lista de lugares a descobrir em breve. A minha avaliação final? Gostei! E vou já explicar porquê.

Quem aprecia realmente comida italiana aqui vai sentir-se em casa porque, sempre que possível, os ingredientes utilizados são mesmo italianos. Mesmo que não tenham o paladar muito treinado de certeza que vos vão chamar a atenção alguns sabores, como o do azeite, forte e ousado, muito diferente do azeite nacional, mas que não desilude em nada.

Quem já conhece, pelo menos em Portugal, uma vez que também encontra o La Tagliatella em Espanha, Franca e Alemanha, tem a garantia de encontrar exatamente o mesmo em qualquer um deles pelo que pode avançar sem receios para a opção de que mais gosta, ou atrever-se a experimentar novas combinações de sabores.

Antes de tudo, a viagem do nosso palato começa muito bem com o Pane de La Tagliatella, não esqueça de deitar uns pingos do azeite que está na mesa e prepare-se porque então o de tomate é espetacular.

De entrada eu experimentei uma Focaccia di Recco, recheada com queijo stracchino tinha um ovo estrelado, parmigiano regiano DOP e pérolas de trufa preta, vinha acompanhado de compota de pêssego e era mesmo muito bom, o Carpaccio di Vitellone também estava delicioso e é uma opção mais apaziguadora quando a nossa consciência reclama das calorias.

Pasta, a opção recaiu na Calabrese, com tomate confiado, cebola com balsâmico alho e manjericão, mas o Risotto Ibérico com creme de queijo mascarpone com ibéricos, pinhões e espinafres estava exatamente como eu gosto, com um creme rico e aveludado, com os sabores a bailarem na boca como se fosse um concerto musical.  Para mim uma delícia.

A pizza é servida com uma fina massa, bem crocante. A Tagliatella tem pesto, cebola, pimento, cogumelos brancos, queijo taleggio DOP, bacon e espinafres e se está assustado a pensar em tanta caloria relaxe porque dias não são dias e de certeza que não consegue comer uma refeição desta sozinho. Junte um grupo de amigos e partilhe, acredite que este é o verdadeiro espírito do La Tagliatella. Se ainda tiver coragem avance sem medos para as sobremesas porque vai valer a pena, se já não tem espaço para mais….volte noutro dia, a carta é bastante vasta e tem inúmeras opções para descobrir    

Comentários

Mensagens populares