Peniche - A Oeste Tudo de Novo



Aqui o mar enrola as almas das gentes de Peniche, um lugar que é mais do que o ponto mais ocidental da Europa e onde o seu clima característico, agreste, típico de uma ilha, nos leva para uma época em que este pedaço de terra se encontrava solto no mar. Com o passar do tempo passou a península estando atualmente completamente unificada com o continente.
A vida em Peniche faz-se da agricultura tão típica da região mas no seu sangue corre sem duvida a salgada água do mar. Desde tempos idos é conhecida como uma terra de negócio, altura em que as salinas davam o sal essencial para a salga do peixe. Vivendo muito virada para o mar, as suas extensas praias prolongam-se para além do Baleal, numa extensão de cerca de 9 quilómetros até chegar à Foz do Arelho.
O ponto mais ocidental de todos é o Cabo Carvoeiro, de onde, em dias sem nevoeiro, se avista o arquipélago das Berlengas, uma formação de origem vulcânica, reserva natural, que alberga espécies raras de aves, peixes e de flora.
Por aqui a agricultura e a pesca viveram de mãos dadas. No seu passado relatos de assaltos de piratas e ocupações estrageiras dão o  toque único à história desta terra, cuja Praça-forte serviu de praça militar e ponto de defesa estratégico, tendo ficado para sempre ligado ao regime de Oliveira Salazar, uma vez que este era um dos lugares onde o governo aprisionava os presos políticos. Após a Revolução dos Cravos serviu de abrigo a vagas de retornados que regressavam das ex-colónias, tendo passado mais tarde a Museu Municipal de Peniche.
A vida nunca foi fácil em Peniche. Os homens do mar, de mãos calejadas e olhar cansado, tinham vidas marcadas pelo perigo constante e grandes privações, especialmente até à segunda metade do seculo passado, altura em que aos poucos as embarcações à vela foram sendo substituídas por traineiras já com motor. Mas apesar de dura esta era a vida destas gentes que tinha uma boa fatia da sua economia familiar assente no sector das pescas, sendo que esta é uma tradição que se perde na bruma dos tempos, testemunho disso podem ser os pesos de cerâmica nas redes de pesca, que poderá vir desde o tempo dos romanos.
Atualmente o porto de pesca de Peniche ainda é um dos mais importantes de Portugal, pelo menos no que diz respeito ao volume de pescado transacionado, sendo que entre as principais espécies capturadas se encontra o robalo, o polvo e o choco, a cavala e o carapau.
O surf veio trazer a Peniche uma nova vida, o turismo e a economia local sofreram um novo impulso tendo por isso um papel a ter em consideração no seu desenvolvimento,  sendo por isso mesmo uma grande mais valia para toda a região Oeste. Escolas de surf, hostels e bares vieram trazer a Peniche uma nova forma de estar. Sempre virada para o mar, os calos das mãos dos homens do mar continuam a fazer parte do dia a dia daqui mas agora, os risos jovens, as cores e sobretudo uma nova irreverencia própria de quem desafia as ondas só porque ama faze-lo, veio trazer a esta região uma nova vaga de ar fresco e a esperança da renovação.     













Comentários

Mensagens populares