Sabores da lusofonia



Hoje, os dois lados do oceano juntaram-se no Estoril e o resultado foi pura magia gastronómica. Tendo por inspiração o menu executivo disponível ao almoço, de segunda a sexta feira, no Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante, InterContinental Cascais-Estoril, dois Chefs, Miguel Laffan de Portugal e Alvaro Andre vindo do Brasil, levaram à mesa história e sabores que encantaram, tudo embalado com vinhos, todos brancos e de excelente qualidade, a fazer pensar que o facto do vinho branco não ter o devido reconhecimento não passa de um mito, que tudo indica, tem os seus dias contados.
O Atlantico foi palco para um menu muito especial, com inspiração de comida do boteco e de sabores muito nacionais, vindos do tempo dos descobrimentos. Deste cruzamento de mãos e de sabores nasceu uma ementa preparada cuidadosamente, delicada, harmoniosa e onde tudo se articulou de uma forma natural, do principio ao fim da refeição.
Ao longo desta experiencia gastronómica, cada chef apresentou uma entrada, um prato de peixe, um prato de carne e sobremesas, tendo os vinhos da Casa Amarela e da Casa de Cello marcado presença para fazer a ligação ao longo de toda a refeição.
O resultado, sem duvida excelente, despertou em mim saudades de beber um chopo num boteco, de saborear o Bolo de Fubá de que gosto tanto, ou de fechar os olhos e me lembrar de uma Moqueca, com os pés enfiados na areia, o calor a animar o dia e o mar a enrolar as ondas em pano de fundo. Do nosso lado, matei saudades da Barriga de Porco com a pele estaladiça, entre outras delicias que animaram uma noite de chuva lá fora mas muito animada e quente no Atlantico Bar e Restaurante.
Para quem não foi e teve pena de não ter podido estar presente deixo a ementa e alguns detalhes sobre a mesma.
Entradas
O Chef Miguel Laffan preparou um Creme de feijão preto, creme fraiche, raspa de laranja e pastel de vento que estava delicioso. A inspiração, que chegou do outro lado do oceano, deu origem a um prato que não desilude e que abriu a expectativa para tudo o que estava para vir. Esta entrada foi acompanhada pelo vinho Quinta de Sanjoanne Escolha Branco de 2015.
O Chef Álvaro André apresentou Camarão crocante com creme de bobo, mais uma vez sabores de cá e de lá, a embalar o apetite enquanto degustávamos os saborosos sabores a mar. a escolha do vinho para este prato recaiu no Casa Amarela Branco Grande Reserva de 2018.
De seguida passamos ao prato principal, o peixe, apresentado Miguel Laffan foi Moqueca de bacalhau com pimenta de cheiro e quiabos em tempura e se eu estava cética com a mistura de moqueca com o bacalhau, que aparentemente poderá parecer que não liga, garanto-vos que a prova foi superada e bem. O vinho escolhido, Quinta da Vegia Vinha de Sta Anna resultou muito bem.
O prato de carne foi da responsabilidade de Álvaro André que preparou Barriga de porco “ pururuca “ carpaccio de maça verde e caipirinha e que estava uma delicia. O vinho escolhido para acompanhar foi Casa Amarela Elisio 2016.
E finalmente chegaram as sobremesas. Adoro Bolo de Fubá e o Chef Alvaro André preparou Bolo de fuba com cocada de erva doce, um melhoramento do simples bolo que se pode comer em todo o lado no Brasil e que estava saboroso nos seus mais leves detalhes. Também o vinho escolhido foi uma agradável surpresa, tratou-se do Colheita Tardia Qta de Sanjoanne, preparado com as primeiras uvas a serem colhidas, que são deixadas a secar em esteiras, nas adegas, durante quatro meses.
Para finalizar, o Chef Miguel Laffan reinventou o famoso Romeu e Julieta com queijo da serra e goiaba e terminamos em beleza com um Porto Vintage Qta da Casa Amarela de 2017.
Depois de tudo isto o que posso mais partilhar? Quem os vinhos se querem elegantes, leves e gulosos para acompanhar uma excelente refeição e que tudo indica que 2019 seja um ano muito bom para os vinhos brancos em Portugal.
Hoje, os dois lados do oceano juntaram-se no Estoril e o resultado foi pura magia. Foi magia de sabores, de conversas, de risos e de partilha. Hoje, no Atlântico Bar & Restaurante, InterContinental Cascais-Estoril, a noite passou sem se perceber, como acontece sempre que amigos que têm muito em comum se sentam para se deleitar com o que de melhor existe: boa comida, bons vinhos e uma excelente companhia.







Comentários

Mensagens populares