Estou na Murtosa, Conhecem?



A propósito da segunda edição do Festival Gastronomia de Bordo, que este ano já passou por Ílhavo, Peniche e irá terminar na Murtosa aqui estou eu, depois de um dia louco em que a chuva só complicou o dia, em que até o carro resolveu dar problemas e em que tomei o pequeno almoço de manhã e só voltei a comer qualquer coisa já em viagem.
De Lisboa até à Murtosa são 3 horas de viagem, quase sempre pela A1. Os dias pequenos não deixaram apreciar a paisagem e depois de um belo jantar no restaurante O Bico, de choquinhos preparados cuidadosamente com alho, vinho, azeite e alguns pimentos verdes bem como de uma aletria a fazer lembrar a que a minha mãe costumava fazer e que enchia a casa de um cheio doce e festivo, aqui estou eu na Estalagem Hotel Riabela, com um grande quarto com vista total para a ria.
O silencio do quarto de hotel sempre me inspirou a escrita. Só pode ser pelo silencio, pela mala que fica sempre semiaberta, pela espectativa do que me espera no dia seguinte e pelo conjunto de emoções, que se apoderam de mim quando saio de casa e descubro fabulosos pequenos mundos novos.
Hoje este pedaço de história termina aqui, mal posso esperar para que amanheça e eu possa desfrutar em pleno da bela vista para a ria….a ria bela      

Amanheceu na Murtosa e o dia foi pequeno para tudo o que havia para descobrir, a Ria, o Museu, a tradição dos moliceiros, gente muito à frente do seu tempo, a simpatia e tanto mais que por agora fica por contar.
Porque deste vasto território com tanta história onde se cruzam a agricultura, o mar, as pescas e a comunidade, é importante perceber que “à boleia” de um festival assente em tradições profundas, se descobrem novas formas de não esquecer um passado de muito trabalho mas de que as gentes da Murtosa tanto se orgulha.
Se tiver oportunidade, dia 30 não perca às 10h00, a Rota do Mar & Ria, na Praça Jaime Afreixo em Pardelhas e  a Rota da Enguia, dia 1 de dezembro às 15h00 no Cais do Bico.
Para quem quiser aproveitar a oportunidade para degustar o melhor que o mar nos dá, embalado pelas tradições dos homens do mar, os restaurantes aderentes à iniciativa são A Varina, Avenida-Praia, Bastos, Braseiro do Mar, Búzios-Pousada da Ria, Casa Silva, Feira dos Cinco, O Bico, O Veleiro e Xávega-mar.

Comentários

Mensagens populares