TAP Air Portugal – História de Uma Mala Que Nos Faz Viajar no Tempo




A Elegância Faz Parte da Nossa Nova Imagem, foi o lema da TAP, anunciado em cartazes com pompa e circunstancia, no final da década de 70, aquando do lançamento da nova imagem da companhia aérea.

Como nada acontece por acaso, se recuarmos um pouco no tempo percebemos que, nos anos 60, mais propriamente em 1962, entrou ao serviço da empresa o seu primeiro avião a jato, um Caravelle, para fazer a ligação entre Lisboa e Madrid. Os anos 60 seriam marcados por uma época de clara expansão da companhia aérea que havia de iniciar ainda ligações para Las Palmas e para Santa Maria, nos Açores. No ano seguinte a TAP começou a operar para Genebra, Munique e Frankfurt e em 1964, inaugurava as rotas do Funchal e Bissau. Em 1965, chega à TAP o seu primeiro Boeing, o 707 e um pouco mais tarde mas ainda nos anos 60, o Boeing 727.

É neste clima de franca expansão e glamour, em que estrelas de cinema, músicos, políticos internacionais e até o Papa, viajam na companhia aérea nacional, que a TAP consolida a sua imagem e que a importância da marca, numa altura em que ainda tal não era reconhecido, havia de ganhar uma dimensão que possivelmente mais nenhuma marca alcançou em Portugal.

Esta era também a altura em que a comida a bordo era servida em porcelana com talheres  cristofoli e do menu faziam parte iguarias como caviar ou faisão. A carta de vinhos incluía opções como Moët & Chandon, Codorníu, Cordon Rouge, para além dos charutos Montecristo que eram servidos aos passageiros juntamente com o café.

Aos passageiros eram dados perfumes ou malas como a que a TAP colocou à venda recentemente no seu site ( https://store.flytap.com/pt/catalog/product/view/id/570/s/mala-vintage/category/36/ )

Inspirada no formato da janela do avião “Caravela”, a mala que foi reeditada e está à venda na TAP Store, tem o logo antigo, em dourado, como a época em que foi criada, sendo que o seu formato triangular foi inspirado na janela do avião Caravelle, que serviu também de inspiração para outras peças como por exemplo cinzeiros.

Muito aconteceu desde aqueles anos tão inspiradores, o mundo mudou, a própria marca teve de se adaptar às exigências da atualidade mas a inspiração, o glamour e o encanto, de tão preciosos nunca se perderam. Talvez por isso mala foi reeditada e colocada à venda sendo um dos produtos de sucesso do licenciamento da marca.

É assim que uma mala atravessa o tempo, viaja ao longo de décadas e se mantém atual e intemporal. Não é fácil para um objeto nunca perder a sua importância, tal só acontece porque esta peça transporta dentro de si tanta história e ao mesmo tempo tantas histórias para contar  

 



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