Míscaros Para Todos os Gostos no Festival do Cogumelo


Detesto o mau tempo, a chegada do inverno, os dias mais pequenos, a mudança da hora, a chuva, a humidade, realmente detesto tudo isto.
No entanto é esta a época mas com maior força entre dezembro e fevereiro que se pode consumir, acabados de colher, aquele que é para mim um dos melhores petiscos que existe. Sejam míscaros, boletos, ou outros, os cogumelos comestíveis são dos melhores petiscos que existe, preparados como entrada, prato principal ou como acompanhamento, sendo que ainda é possivel preparar sobremesas deliciosas, licores e até cerveja artesanal com algumas espécies deste fungo que cresce livremente pelas nossas matas e florestas. Recomenda-se muito cuidado na sua apanha, que só deve ser feita por quem tem formação para tal uma vez que é se pode confundir facilmente com espécies não comestíveis.
Mas em Alcaide tal perigo não se coloca e o Festival do Cogumelo, que decorre de 15 a 17 de novembro atrai largos milhares de visitantes que se deslocam para degustar estas iguarias deliciosas.
Este é um evento organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, Camara Municipal do Fundão e Junta de Freguesia do Alcaide e tem por intuito a exploração do forte património fúngico que existe no nosso país, onde nascem mais de 300 espécies. Nestas datas é possivel desfrutar de passeios micológicos, degustação de especiarias com base no cogumelo, exposições e workshops.
Para quem não conhece, Alcaide é uma freguesia localizada na encosta norte da serra da Gardunha, tendo como lugares de interesse histórico a Casa de João Franco, o Edifício dos Antigos Paços do Concelho, a Capela de Nossa Senhora de Oliveira, datada do século XII, a Igreja Matriz e a Capela de S. Macário.

Para quem gosta tanto destes pratos como eu deixo-vos a receita de míscaros e outros cogumelos selvagens com risoto, da cozinha do Chef Joe Best:
Ingredientes:
Míscaro branco, Boletos e Trompetas da morte
Caldo:
950 ml de água morna ou caldo de frango, 125 gr de cogumelos desidratados, 2 colheres de sopa de bom molho de soja, de preferência japonês, 1 ramo de tomilho limão
Para o Arroz:
300 gr de risoto, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 pedaço de toucinho bísaro em tiras finas, azeite qb para o refogado, 1 copo cheio de bom vinho branco, 1 pedaço de queijo velho do Fundão, 2 colheres de sopa de manteiga pura
Modo de preparação:
Caldo
Juntar tudo numa panela pequena e ferver. Reduzir o lume
Arroz
Fazer o refogado com a cebola, o alho, o toucinho e o azeite até ficar bem lourinho. Juntar o arroz, envolver bem no refogado até começar a esbranquiçar. Juntar o vinho para refrescar e deixar evaporar.
Tirar os cogumelos já hidratados do caldo e juntar ao arroz, com o caldo ao lume, ao lado, sempre quente, começar a deitar conca a concha sobre o arroz, mexendo sempre e deixando evaporar o caldo antes de verter outra concha. Repetir até acabar o caldo. Juntar pedaços pequenos de queijo velho e manteiga, apagar o lume, deixar repousar 4 a 5 minutos e servir de imediato.

Fazer em casa ou ir a Alcaide descobrir este festival?.....  

Comentários

Mensagens populares