Sugestões de harmonizações entre vinhos e queijos



Se há algo que combina na perfeição, seja verão ou inverno, é vinho com queijo. A PMC Wine & Food, apresenta sugestões de harmonizações para que possa saborear esses momentos em toda a sua plenitude.
Primeira sugestão a ter em conta quando prepara estas combinações é não sobrepor o sabor do queijo ao do vinho e vice-versa. Desta forma, poderá associar o teor alcoólico dos vinhos à intensidade dos queijos: vinhos com um teor alcoólico mais elevado combinam com queijos mais intensos, já vinhos com um baixo teor alcoólico com queijos mais frescos e delicados. Outra dica importante é que retire o queijo do frigorifico com alguma antecedência, especialmente os de pasta mole. Para surpresa de muitas pessoas, o vinho branco normalmente harmoniza melhor com o queijo do que o tinto. Mas existe muito mais…

Se a opção for queijos frescos e melhor escolha são vinhos brancos leves e secos. Se gosta de queijos como o queijo Chévre, a Mozzarella ou um queijo de cabra, os mesmos devem ser harmonizados com vinhos brancos, leves e secos. Qualquer vinho da casta Alvarinho, Chardonnay ou Sauvignon Blanc estará à altura deste tipo de queijos. 

Se incluir queijos de pasta semidura, pode optar entre vinhos brancos, rosé ou tintos leves. Em queijos como o Gouda ou o Emmental, o vinho branco é novamente o rei. A sugestão é que escolha um branco aromático e jovem com alguma frescura e acidez. Pode também arriscar num vinho rosé bastante frutado ou até mesmo num tinto leve e mais delicado – Merlot ou Pinot Noir.
Se for escolher queijos de pasta dura então recomenda-se que acompanhe com um um bom tinto. Queijos como o Parmesão ou o Manchego, geralmente estão associados a processos de cura mais prolongados. Com o prolongar deste processo, os queijos vão diminuindo o seu teor em água, tornando-se mais concentrados, ricos e intensos. Essa concentração de sabores associa-se na perfeição com os vinhos tintos, como é o caso das castas Cabernet Sauvignon e Syrah.
Esta sugestão é indicada para os profundos amantes de queijo. Neste caso, se optar por queijos intensos a melhor escolha é um um vinho envelhecido. No caso de escolher Roquefort, do Silton ou do Gorgonzola, experimente harmoniza-los com Vinhos Madeira ou os Vinhos do Porto. Quanto mais envelhecido for o vinho mais intenso pode, e deve, ser o queijo.
Finalmente, os queijos de meia cura resultam na perfeição com vinhos brancos encorpados, de preferência com estágio em madeira, como é o caso do Camembert, Brie ou Cheddar.
 Por fim, se escolher o Queijo de S. Jorge, devido à sua consistência mais dura e à sua vertente picante, pode combinar com um branco aromático, com alguma acidez e frescura, ou com um vinho do porto, seja ele branco ou tawny. Já o Queijo da Serra da Estrela pede um vinho com mais estrutura para fazer frente ao seu teor de gordura. Poderá optar igualmente por um Vinho Madeira ou um Vinho do Porto. Finalmente, o Queijo de Azeitão de pasta semi mole e com um toque picante e untuoso, vai ao encontro de vinhos brancos jovens e frescos ou de um bom espumante.
Depois destas sugestões só nos resta desejar-lhe um bom apetite!



Comentários

Mensagens populares