Receitas By Chakall – Desperdício Zero




 A Epal convida-nos  descobrir um novo mundo em que somos mais atentos aos desperdícios e valorizamos mais algo aparentemente tão simples como a água que nos corre livremente nas torneiras.
O objectivo é que ao poucos se vão mudando atitudes e mentalidades, transformando pensamentos, rumo a um modelo de economia circular em que conseguimos reduzir o desperdício a quase nada.
Para bem do futuro de todos é fundamental que se procure uma vida onde se consome apenas o necessário e onde se reutilizam os recursos e se reciclam os que já não podem ser utilizados. É nossa missão proteger o planeta, a natureza e valorizar a Água, um bem precioso e um recurso essencial à vida.
A compostagem, transformação de restos orgânicos não cozinhados em matéria rica para adubar a terra e a utilização da água da torneira para consumo regular com a utilização de garrafas reutilizáveis faz parte deste desafio que todos temos obrigação de interiorizar.
Mas também na cozinha é possível poupar recursos, a este propósito o Chef Chakall partilhou receitas e truques inspiradores.
Podemos começar por fazer um chá delicioso utilizando cascas de abacaxi e de lima, gengibre cortado aos pedaços e hortelã. Ferve durante uns minutos e é só coar e colocar no frigorífico. A bebida dura uma semana e não precisa que se adicione açúcar. Também é possível substituir as cascas de abacaxi pelas cascas de um citrino à escolha.
A sopa pode ser preparada com cascas de legumes variados, o que vamos utilizando durante  a semana para a confecção de refeições. Guardam-se as cascas no frigorífico e para preparar a sopa, colocam-se ao lume, em água a ferver, temperada com sal. Acrescenta-se os ossos de um frango, que foi desossado para confeccionar o prato principal.  Deixa-se ferver e cozinhar bem os alimentos e está pronto o caldo. Pode-se beber assim, guardar para preparar o risoto ou coar e congelar para utilizar mais tarde. Com as cascas já cozinhadas pode-se preparar uma omeleta de legumes ou uma quiche.
As cascas que são utilizadas para fazer o caldo podem ser dos legumes que vão ser usados para preparar o ratatouille. Nesta caso cortam-se os legumes em pequenos pedaços, junta-se ao azeite que ferve no tacho, tapa-se e deixa-se cozinhar lentamente. No final junta-se cominhos, retifica-se de sal e está pronto.
Para preparar o frango, retira-se a pele, corta-se em pequenos pedaços e guarda-se. Num tacho coloca-se um fio de azeite, gengibre fresco, alho, sal e o frango. Cozinha lentamente e quando faltarem cerca de 10 minutos para estar pronto adiciona-se coentros frescos grosseiramente picados.
Continuando a aproveitar todos os ingredientes, passamos para a receita de risoto. Num tacho junta-se uma porção generosa de manteiga, alho francês cortado finamente e 3 chalotas também cortadas finas. Mexe-se bem e junta-se o arroz. Quando começa a fritar adiciona-se meio copo de vinho, Martini ou espumante, mexe-se um pouco e vai-se juntando o caldo, mexendo sempre com cuidado. A cerca de metade da cozedura juntam-se os cogumelos. Quando está quase pronto retifica-se os temperos, junta-se mais um pouco de manteiga e queijo Brie e está pronto.
Para a sobremesa prepara-se um caldo  com água, açúcar, cardamomo, gengibre e um pouco de mel. Leva-se a ferver até se obter uma calda e junta-se, durante poucos minutos, o ananás cortado fino. Serve-se só com coentros picados ou então com pimenta rosa e uma bola de gelado.
A calda que sobra pode ser utilizada para fazer um refresco adicionando água a gosto.   
Então, todos preparados para brilhar na cozinha e na vida?

Comentários

Mensagens populares