Um Dia em Marraquexe



Um dia em Marraquexe mal dá para começar a descobrir a cidade mas não havia tempo para mais, por isso foi preciso aproveitar ao máximo.
Apesar de estarmos no final de Maio, cheguei ao Be Live Collection num dia bastante quente. Quando vi piscinas por todo o lado fiquei entusiasmada mas ao chegar ao terraço do quarto, e ver as espreguiçadeiras e aquela língua de água fresca mesmo ali e tão convidativa, não quis saber de mais nada e deixei-me ficar pelo hotel. Não me arrependo, foi fantástico.
Como o hotel tem transfer para a cidade, agendei para o dia seguinte a visita e decidi ficar por lá todo o dia, o que me soube a pouco. Ficamos muito perto do centro da cidade, mesmo junto aos jardins de um dos mais belos hotéis de Marraquexe, o La Mamounia.
No domingo e ainda por cima no período do Ramadão, a cidade está bem mais calma mas mesmo assim sente-se um frenesim  borbulhante de vida. A escolha entre a parte nova da cidade, onde se pode descobrir objetos em pele com design bastante moderno, visitar os jardins Majorette e o Museu YSL e o centro histórico é muito difícil. Escolhi este último apesar de já conhecer, porque me fascina aquele mundo labiríntico onde se descobrem mil mundos dentro de uma pequena cidade antiga.
No caminho para Marraquexe, um percurso rápido e com uma boa estrada, descobre-se um mundo de vida que nasce em terras aparentemente áridas. Os jardins nascem em cada canto e as laranjeiras surpreendem pela quantidade e pela vivacidade com que brilham ao sol escaldante. As construções, baixas, fundem-se com os tons da areia, criando um conjunto arquitetónico harmonioso de tons ocres em contraste com o verde vivo da natureza.
A música e as roupas reforçam a ideia de que a cerca de uma hora de avião se descobrem novas terras, sendo possivel, imaginando um pouco, sentir os sentimentos que viveram os nossos descobridores quando desbravaram o mundo.
Voltando a Marraquexe, os Souks e a Medina dominam a realidade. É fácil perdermo-nos pelas ruelas antigas e nem sempre se encontra rumo com facilidade mas não vale a pena ter receio porque é muito tranquilo. Se paramos 1 minuto com ar de quem procura algo é garantido que vai aparecer alguém disposto a ajudar…em troca de uma compensação claro…não vale a pena, com um pouco de paciência descobre-se o caminho de regresso. A Praça Jenaa el Fna de um lado e a Medina do outro, são dois pontos de orientação mas a torre da Mesquita la Koutoubia, mesmo junto ao La Mamounia e muito próximo da Praça Jenaa el Fna, foi a minha referencia enquanto andei pela cidade antiga.
A construção muito semelhante, esconde atrás dos seus muros grandes casas senhoriais e Riads espetaculares. Nas ruas a confusão é enorme, com vozes de mil línguas diferentes a ecoar no ar. O calor, abafado pelas ruas estreitas, faz-se sentir em pleno o que nos leva a ter uma sede inesgotável. É muito fácil descobrir cafés onde nos refrescarmos, sendo que muitos deles, como estão no topo dos prédios, têm uma vista desafogada. Escolhi um mesmo no centro da praça para a poder fotografar de cima mas existem muitos outros, alguns que tive pena de não ter tempo para poder explorar melhor.
As compras são bastante atrativas, nos souks espalhados pela zona histórica encontra-se um pouco de tudo, sendo que a minha escolha recaiu sobre artigos para a casa e especiarias mas encontram-se milhares de artigos de contrafação, vestuário e bijuteria, comida e mil gatos, que se espalham pelas ruas, convivendo pacificamente com os vendedores. A amalgama de cheiros, sons e cores é impressionante.
Um dia que passa sem darmos por isso, onde se caminham quilómetros sem perceber. Um mundo novo que nos aguça os sentidos e nos faz sentir vivos.
Um lugar quase imaginário, onde as sedas se misturam com o algodão, o metal com o couro e onde se descobre que a imaginação não tem limite. Mais do que um simples lugar de compras, o centro histórico de Marraquexe é vivo e inspirador, lugar obrigatório de visita para todos os criativos. Vale a pena perdermo-nos na cidade e deixarmo-nos levar pelos pequenos detalhes, a mente abre-se numa explosão de imagens e a nossa criatividade aguça-se.
Um dia é pouco para descobrir Marraquexe mas mesmo que seja só um dia, vale a pena partir à descoberta desta cidade dos mil sonhos encantados.  

































                
Viagem a convite de Be Live Collection Marrakech Adults Only

Comentários

Mensagens populares