Alentejo - Novidades de Terras sem Sombra Para Este Fim de Semana



Ainda vai a tempo de aproveitar o Festival Terras sem Sombra, um conceito diferenciador de promoção do Alentejo onde a musica do mundo nos guia por terras alentejanas. A próxima edição  vai consagrar uma atenção muito especial, às crianças e jovens e vale a pena descobrir a sua programação.
Assim, em Ferreira do Alentejo, no próximo sábado, dia 29, às 21h30, no Jardim Público, vai ser possível assistir ao concerto As Estrelas e o Sol – Música Filipina dos Séculos XX e XXI. Vão estar em palco os Pundaquit Virtuosi, uma orquestra juvenil oriunda de Pundaquit, sob a direcção do violinista e maestro Alfonso “Coke” Bolipata.
O concerto de Ferreira do Alentejo apresenta uma panorâmica da música nas Filipinas, desde a tradição poética dos inícios do século XX até à criação mais avançada dos nossos dias, e é bem revelador das múltiplas tendências que caracterizam a vida cultural daquele vasto país, onde o cruzamento das estéticas do Oriente e do Ocidente deu origem a uma síntese profundamente inovadora.
Esta iniciativa resulta da parceria do Terras sem Sombra com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e a Embaixada das Filipinas e insere-se nas comemorações do 121.º aniversário da proclamação da República das Filipinas. Conta com diversas actividades de intercâmbio cultural, entre elas jogos de tabuleiro tradicionais, como sungka e dama, experimentação de yo-yos (brinquedos originários das Filipinas e que serviam inicialmente como armas) e um “mercadinho” de especialidades da gastronomia e do artesanato daquele país.
O Alentejo e o Algarve acolhem presentemente uma significativa comunidade de cidadãos filipinos, ligados, na maioria, aos sectores dos serviços. Tem vindo também a crescer o número de turistas filipinos em Portugal.



Comentários

Mensagens populares