A Arte Ganha Vida em Lisboa



A propósito da arte que ganha uma nova vida com as tecnologias e sobre o qual partilhei recentemente uma sugestão, eis que a NextReality desenvolveu a aplicação de realidade aumentada para o novo projeto de Leonel Moura. O artista português tem desde o último dia 13 de junho 17 esculturas de realidade aumentada espalhadas pela área da Grande Lisboa, que tal partir à sua descoberta?
Este projeto procura combinar arte com novas tecnologias e está materializado em esculturas com formas de vírus ou pequenos organismos concebidas através de um algoritmo especialmente desenvolvido para esta iniciativa. Com uma aplicação App LisboaViral instalada, pode recorrer ao smartphone para ver animações em realidade aumentada das esculturas presentes em locais emblemáticos como a Torre de Belém, o Palácio de Belém, a Praça do Comércio, o Chiado, o Rossio, o Cais do Sodré, o Bairro Alto, Alfama, a Estação do Oriente, a Boca do Inferno (Cascais), o Palácio de Sintra, a Praia dos Pescadores (Ericeira), o Cabo Espichel (Sesimbra) e o Palácio de Mafra.
A aplicação que está disponível gratuitamente para equipamentos com iOS ou Android nas respetivas app stores, depois de instalada, revela a localização das esculturas e dá a conhecer o ponto onde o utilizador se encontra no momento. Para ver as animações de realidade aumentada, basta dirigir-se ao local das instalações de Leonel Moura e procurar as esculturas que só são visíveis através a câmara do equipamento móvel. A aplicação disponibiliza então a animação destes vírus no ecrã do smartphone ou do tablet.
Inédita em Portugal e um dos primeiros projetos deste género no mundo, esta exposição de realidade aumentada tem o apoio do Turismo de Lisboa e vai estar disponível durante 2019.


Comentários

Mensagens populares