Os Encantos da Mata do Bussaco



Mesmo juntinho ao Luso descobrimos a magnifica Mata do Bussaco, quem não conhece não se deixe levar pelo nome, demasiado simples para tudo o que vão encontrar.
Num lugar paradisíaco, onde o tempo parece ter parado, dando força aos caprichos da natureza que teimam em dominar sobre a mão humana, descobrimos jardins maravilhosos, quedas de água, a natureza em estado puro, que parece ter dado autorização ao homem aqui e ali, para se deixar decorar com construção digna de relevo.
Um dia não chega, nem de perto, para descobrir todos os segredos da Mata Nacional do Bussaco, com 105 hectares de floresta onde existe uma das maiores reservas de biodiversidade em Portugal, espécies raras, um palácio deslumbrante, a única Via-Sacra do Mundo à escala de Jerusalém.
Tinha poucas horas para descobrir este lugar fantástico. A visita ao Convento de Santa Cruz, que começou a ser construído em 1628 e que é lugar para concertos, exposições e cerimónias religiosas ficou de para uma próxima visita, uma vez que estava em obras.
O Museu Militar, a cerca de 1 quilometro da Mata, também ficou para a próxima visita mas por falta de tempo.
Levamos o carro, a subida é um pouco penosa, e existem parques de estacionamento mesmo na entrada, onde se descobre o Convento, um Bar/esplanada onde se podem comer refeições ligeiras e a Loja da Mata e Posto de Informação. Daqui trouxe comigo uma camélia, que vou agora esperar que cresça para descobrir a sua cor.
Depois, com um mapa na mão, seguimos em direção ao Palace Hotel, que foi projetado no final do Sec. VIX, pelo arquiteto italiano Luigi Manini. Uma construção soberba em estilo neomanuelino, decorado com painéis de azulejos e ainda perfis da Torre de Belém, alguns arabescos e florescências do Convento de Cristo. Daqui, entramos na Mata e deixamo-nos deslumbrar e perder pelos trilhos. Em muitos pontos não temos rede de telemóvel, o que é também uma paz para o nosso espirito.
Recomendo um picnic em família. Não é nada difícil encontrar belos sítios para fazer uma refeição diferente, ao ar livre, com os pitéus preparados em casa e saboreados em plena natureza. É possivel encontrar campos relvados com paisagens de tirar a respiração onde se pode estender uma manta no chão, ou então, pequenas mesas de pedra ou de madeira, espalhadas pela Mata, a convidar ao descanso.
A descobrir, o Adernal, uma combinação vegetal única, com um cenário natural magnifico; Os lagos e fontes, uma vez que a água é um elemento sempre presente, sendo aqui que nasce a Água do Luso.  A não perder as sete fontes arquitetónicas construídas no Deserto dos Carmelitas Descalços. A Fonte Feia, que fica próxima a uma escadaria espetacular é uma delas mas recomenda-se também o Lago Grande e o Lago Pequeno.
Outro ponto de elevado interesse é a Via-Sacra, que tem uma extensão de três quilómetros e é composta por 20 passos, que representam a Paixão e Prisão de Cristo. Foi construído em 1644 mas as imagens, em barro cozido, são de 1938.
Em plena Mata descobrem-se ainda sete antigas casas de guardas florestais, que foram requalificadas e adaptadas para turismo, a Casa do Miradouro, que descobri nesta visita, tem uma vista fabulosa e fica junto das Portas de Coimbra.
A Mata tem como edifícios centrais o Hotel e o Convento, 7 Portas fantásticas, a Via-Sacra, 14 capelas e ermidas, 6 fontes, 5 trilhos na floresta, uma gruta, uma cascata, o Cedro de S. Jose com mais de 350 anos, a Oliveira de Wellington, onde se diz que o militar amarrava o seu cavalo, a Cruz de Vopeliares e extra muros, o Obelisco, O Posto de Observação do Moinho de Sula e o Museu Militar.
É possivel aceder à Mata, sem pagar, de bicicleta ou a pé. Os veículos de 2 rodas com motores pagam 2€ e os automóveis 5€.
Já tinha lido muito sobre a Mata Nacional do Bussaco mas nunca tinha partido à sua descoberta. É um lugar mágico, onde nos sentimos em comunhão com a natureza, excelente para passeios em família ou com amigos. Recomenda-se calçado confortável para andar e uma máquina fotográfica, o que vai levar consigo dessa visita vai fazer com que tenha vontade de regressar.
   

















































   

Comentários

Mensagens populares