Nazaré em Alta – Preparado Para se Surpreender?


Sendo a minha família da zona centro, quando era miúda a Nazaré era um lugar onde só íamos em dias de festa, especialmente nas festas religiosas do Verão.
A Nazaré fazia parte do meu imaginário por causa do traje típico das 7 saias ( a confusão que me fazia aquele traje, usado na altura no dia a dia, e para o qual eu não conseguia perceber a utilidade), depois era a terra dos pescadores, do peixe seco ao sol, e ainda, o destino de férias escolhido durante anos pela minha avó paterna, pequeno grande luxo da altura, uma vez que todos os anos, na altura das festas, ela deixava a aldeia e partia, sozinha, para uma semana de retiro na Nazaré. Na aldeia nunca ninguém entendeu esta sua necessidade e penso que na família também não, a não ser muitos, muitos anos mais tarde, quando alguns de nós, incluindo eu, enveredamos pelo caminho do turismo.
E a Nazaré era pouco mais do que isto, parada no tempo vivia tranquilamente virada para o mar bravo e traiçoeiro que estraçalhou famílias e pintou tantas vezes de negro as vidas já duras de quem por ali vivia.
E eis que um dia este pequeno lugar é descoberto pelo mundo, as ondas gigantes, o surf e os desafios da natureza espalham-se e localmente, explora-se e bem esta nova vertente e Nazaré abre-se para o mundo.
O que é verdadeiramente surpreendente é que de acordo com edição de 2019 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, este destino tenha ascendido a um brilhante 4º lugar, na categoria “a visitar”, tendo apenas pela frente os gigantes Lisboa, Porto e Funchal. Este estudo é feito através da avaliação da performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses nas categorias Negócios (Investimento) e Talento (Viver).
O Ranking de "Visitar" incluir turistas nacionais e estrangeiros que vêm nestes territórios um potencial local para o seu próximo destino de férias. Através de uma medição completamente quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto no público-alvo específico.
Quanto à Nazaré, a subida foi rápida. Após ter entrado, pela primeira vez, no Top 10 do Ranking Nacional de Turismo, em 2018, passa agora do 7º para o 4º lugar, assumindo-se como um destino emergente. Marca Estrela da região Centro, no ano passado, recebe agora a mesma distinção da Dimensão Turismo (Visitar) a nível nacional, uma tendência que se adivinhava desde a última edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, quando a busca por “Surf” na região havia aumentado exponencialmente (99%), por parte de turistas nacionais e internacionais. Nesta edição, o turismo dos municípios do Centro atraiu mais 15% de atenção.
O topo da classificação não registou alterações, com Lisboa, Porto e Funchal nos primeiros 3 lugares, respetivamente. Os concelhos lisboetas apresentaram um aumento de pesquisas em 8% no Turismo, com tópicos como “Locais Históricos” (+45%) e “AirBnb” (+24%) a ressaltar dos demais. Na capital, mais especificamente, houve um incremento nas procuras online por “Cruzeiros” (+88%) e “Aquários e Oceanários” (36%). Por sua vez, no Norte, o interesse manifestado através de pesquisas digitais subiu 14% no âmbito turístico, com o tema “Tours” entre os mais requisitados. A fechar o pódio, surge o Funchal, o município madeirense que mais atrai turistas, a suscitar curiosidade em temáticas como “Mercados Tradicionais” (+99%) e “Viajar” (+71%).
Évora obteve o melhor resultado de sempre nesta esfera, subindo 2 posições até ao 8º lugar nacional, liderando a região do Alentejo em tópicos como “Vida Noturna”, “Parques” e “Locais Religiosos”, áreas que desencadearam interesse proativo nas pesquisas online, em 2018. Ainda entre os 15 primeiros, um apontamento para o reforço das prestações de Sintra (+1), Aveiro (+1), Ponta Delgada (+1) e Setúbal (+2).
Proeminente foi Guimarães, que exprimiu uma das maiores subidas da dimensão do Turismo, alcançando a 16ª posição. Estreantes no Top 25, Loulé (+8) e Viana do Castelo (+4) desenvolveram igualmente elevações acentuadas, relegando Oeiras (-3) e Leiria (-2) para fora desta tabela. Matosinhos assinala a maior descida deste top, com a perda de 5 lugares, mas mantem-se firme nos primeiros 25 concelhos do país.
Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades, tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres.


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