Um Bom Motivo para Descobrir a Alemanha em 2019? Bauhaus faz 100 anos!




(Marcel Breuer, Four-Piece Set Tables B9, 1925-1926 © unknown)


A sugestão é do Lonely Planet e eu acho que é fantástica. Esta que é sem duvida uma das mais conhecidas e prestigiadas editoras de guias de viagens do mundo, destacou a Alemanha a pretexto de centenário da Bauhaus, uma escola revolucionária cuja influência persiste até hoje.

Para saber um pouco mais pode-se acrescentar que nasceu em Weimar, foi transferida para Dessau, tendo chegado finalmente a Berlim, onde viria a ser encerrada pelo partido Nacional-Socialista em 1933. A Bauhaus revolucionou a arquitetura e o design do século XX e inspirou a criação de edifícios e de objetos que se mantêm atuais e que ainda temos nas nossas casas.

No âmbito deste centenário, o destaque vai precisamente para estes três lugares de visita obrigatória: Weimar (situada a cerca de 2h30 de Frankfurt), Dessau (a 120 quilómetros de Berlim) e Berlim.

Em Weimar, se for em Abril, mais propriamente a 6 vai poder assistir à inauguração do museu que evoca a primeira fase da mais importante escola de arte e design do século XX. Num edifício desenhado pela arquiteta alemã Heike Hanada, a exposição inclui a mais antiga coleção de objetos, alguns expostos ao público pela primeira vez.

(Novo Bauhaus Museum Weimar Southeast elevation with terrace © heike hanada laboratory of art and architecture)

Informações sobre o museu: www.bauhausmuseumweimar.de/en/

Já em Dessau, em setembro, inaugura o museu Bauhaus num edifício onde vai ser possível exibir a variedade e qualidade da coleção pertencente à Fundação Bauhaus Dessau e que inclui cerca de 40.000 objetos que vão ser usados para contar a história da Bauhaus na cidade.

(Escola Bauhaus, Dessau © Tillmann Franzen)

Informações sobre o museu: www.bauhaus-dessau.de/en/

Berlim não terá um novo museu mas o Bauhaus Archiv, inaugurado em 1979 e com uma coleção que não para de crescer, vai ter uma extensão, projeto do arquiteto alemão Volker Staab cuja abertura está prevista para 2022. O próprio Archiv encontra-se encerrado para remodelação mas celebrará o centenário com a mostra Original Bauhaus, que incluirá quer clássicos do design quer peças que representam a resposta de artistas contemporâneos aos ícones do modernismo, na Berlinische Galerie a partir de setembro.

E este é apenas um dos muitos eventos que vão animar Berlim este ano. Também foram criadas visitas guiadas especiais, como a Grand Tour of Modernism, e a celebração do centenário passa igualmente pela gastronomia, com restaurantes a criarem menus temáticos, como é o caso do Duke, no Ellington Hotel. No verão, durante a Semana Bauhaus (31 de agosto a 14 de setembro), restaurantes e bares na Kantstrasse e na Potsdamer Strasse também servirão ementas especiais.
(Novo edifício Bauhaus-Archiv, Berlim © Staab-Architekten-GmbH)


Mais informações: www.visitberlin.de/en/




Comentários

Mensagens populares