Sugestão a Norte Para os Apreciadores de Lampreia

Confesso que não é um prato que me faça correr quilómetros mas eu, neste caso, não sou um bom exemplo. Sei de muita gente que a pretexto de um prato de lampreia bem cozinhada percorrem, se for preciso, o nosso país.
A sugestão é vos deixo é para degustar nos dos lugares onde dizem ser mais gostosa, é que a  Lampreia do Rio Minho já está em degustação em muitos restaurantes da região e até 15 de abril pode descobrir menus com esta iguaria em seis municípios do Vale do Minho - Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, que promovem a 10ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”.
Em Melgaço, são 12 os restaurantes aderentes: Adega do Sossego, Adega Regional do Sabino, Hotel Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e o Verde Minho. Uns inovam, outros mantêm a tradição: ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados .
Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, assim em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura, como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, slide, escalada e passeios pedestres. São também sugestões visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes da Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato, de fumeiro, de queijo e de outros produtos locais.
Ainda destaque para um jantar especial: no dia 29 de março, pelas 22h00, o Chef Vitor Matos, estrela Michelin, estará em Melgaço a preparar um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho com Alvarinho.
O programa inclui ainda uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”, uma parceria entre o Município de Melgaço e Arbo. Durante a atividade, que acontece no dia 31 de março, os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria. Para os apaixonados e curiosos pela lampreia há ainda uma interessante  exposição de fotografia: “O Rio Minho é vida”, de 19 março a 13 abril, na Casa da Cultura.
Pode ainda desfrutar da iniciativa All Music Fest; do Fim de Semana Gastronómico (22, 23 e 24 de março); da oficina “A Arte Secular da Pesca da Lampreia” – uma ação de sensibilização infantil para a importância económica e cultural desta arte, mostrando as diferentes fases do processo e a forma como se trabalham as redes utilizadas nas pesqueiras do Rio Minho; do “REDITUS” - Jornadas de Património Cultural (concerto, exposição, teatro e palestra, no dia 12 abril, no Espaço Memória Fronteira, na Casa da Cultura e pelas ruas da Vila).
 
 

Comentários

Mensagens populares