Uma Experiencia no MonteBelo Vista Alegre


Conhecer o Hotel MonteBelo Vista Alegre é uma experiencia obrigatória para que gosta de descobrir o que de melhor se faz por preservar o património nacional.
De acordo com o próprio site do hotel:” Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel nasceu da vontade de potenciar e promover o valor universal do património da Vista Alegre e das suas múltiplas manifestações: industrial, social, cultural, tecnológica, artística e humana.
Situado a apenas 8 quilómetros do mar e a 8 quilómetros do centro de Aveiro, a chamada “Veneza Portuguesa”, esta nova unidade de 5 estrelas está integrada num projecto de recuperação de todo o espaço fabril, que inclui o Palácio, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional), o Bairro Operário, o Teatro e o Museu, num contexto paisagístico que inclui a Fonte do Carrapichel e a própria Ria de Aveiro”.
O principio é tão simples quanto isto mas só vendo é que é possível descobrir o excelente trabalho de recuperação e de preservação deste pedaço de terra que conta tanto da história local. A decorar espaços, na parte mais recente do hotel descobrimos muitos historias que nos rementem para a história da cerâmica da Vista Alegre. A ligação desta construção recente com a casa antiga faz-se através de um caminho que nos parece conduzir numa viagem no tempo e ao chegar lá, está tudo tão cuidadosamente conservado e contudo tem tudo tanta vida que quase que podemos sentir que num espaço de segundos , os antigos donos da casa irão entrar por umas das portas talvez para nos convidar para tomar um chá.
Aqui reina a harmonia e o bom gosto num equilíbrio perfeito entre o moderno e o antigo.
O almoço correspondeu as espectativas. O espaço é amplo e arejado, totalmente virado para o exterior onde a natureza cresce naturalmente.
O bacalhau continuava a dar embalo a preparação da refeição sendo que se destacou o Creme Aveludado de Bacalhau com Línguas de Coentrada.
A classe do espaço está em harmonia com a qualidade dos pratos servidos sendo que tal como é de esperar, se nota um alinhamento internacional nos mesmos, como que procurando a articulação perfeita entre um gosto mais requintado e um peixe que foi durante tantos anos servido à mesa de todos.
Este local tem em si muitas histórias para contar, a pensar nisso o hotel disponibiliza um conjunto de roteiros que inclui um programa de Estórias e Lendas, o Roteiro Fonte Carrapichel, O Roteiro da Ponde de Madeira, o Roteiro Palácio, onde se descobre as várias modificações ao longo do tempo do edifício que se pensa que terá sido construído em 1697, o Roteiro Passeio ao Fontanário e o Roteiro Passeio pela História, e por aí fora. No site do hotel, em  https://montebelohotels.com/montebelovistaalegre pode descobrir todos os detalhes destas e de outras propostas que procuram preservar todas as histórias e tradições ligadas a este local.
Neste enorme complexo que a Fábrica, a Capela Nossa Senhora da Penha de França (monumento nacional), o Teatro (em requalificação), o Museu (projeto museológico e museográfico desenvolvido pelo Museu Nacional de Arte Antiga) é ainda possível fazer compras de produtos sobretudo utilitários de cozinha, produzidos pelo grupo Visabeira.


































Comentários

Mensagens populares