O Gafanhoto de Ílhavo











Não se assuste, o Gafanhoto é um restaurante, melhor, é O restaurante. Aqui encontra o melhor bacalhau da região, confecionado de formas que a sua imaginação gastronómica não concebe. Prepara-se para que o seu palato não pare de surpreender o seu cérebro uma vez que não vai conseguir deixar de enviar mensagens de puro prazer.


E chegar ao Gafanhoto nem sequer é fácil, nos tivemos de colocar no GPS para descobrir o caminho e de repente à beira de uma estrada de pouco movimento e perto de uma meia dúzia de residências, lá está ele, simples, despretensioso e muito acolhedor.


O primeiro conselho? Não se deixe levar pela aparência porque apesar de ser espaçoso há quase sempre fila de espera que dependendo dos dias poderá ser demorada. Antes de rumar ao Gafanhoto reserve mesa e depois prepare-se para degustar os  melhores pratos de bacalhau que pode imaginar. O serviço, algo que deve merecer sempre a nossa atenção pois complementa a experiencia gastronómica, foi impecável. É sempre tão bom falar com quem conhece profundamente a ementa e nos consegue dar as melhores sugestões que incluem por exemplo a combinação mais indicada de sabores entre pratos e vinhos.


Apesar de não ser o caso do Gafanhoto, não posso deixar de fazer uma ressalva para a urgência de serem tomadas medidas, para a necessidade absoluta da formação de quem nos atende em qualquer espaço relacionado com uma experiencia turística. Muitas vezes não se dá o devido valor mas a diferença entre um bom ou mau serviço não é só determinado na cozinha e pela mão experiente do Chef. O facto da experiencia ser boa, razoável ou péssima passa muitas vezes pela formação de quem nos atende sendo por isso fundamental que a mesma seja valorizada. Se o que pretendemos é receber turistas de qualidade, não podemos deixar de perceber que eles procuram serviço estando dispostos a pagar por isso. No turismo não é só urgente a descoberta das tecnologias e do mundo digital, é também fundamental que se aposte na formação, confiando que formando e remunerando condignamente, se obtém também um maior retorno.  


Voltando ao Gafanhoto, dos pratos degustados gostei de tudo por isso tenho dificuldade em recomendar um em especial. O profundo conhecimento da combinação de texturas e sabores sente-se assim que degustamos a primeira garfada e prolonga-se até ao final. Quem prepara estas iguarias conhece profundamente o que é e como se prepara um bom prato de bacalhau.


Da ementa tive oportunidade de saborear Ovas Temperadas, Umas suaves e suculentas Pataniscas, Feijoada de Samos, Bacalhau, no forno, delicioso, à Gina, o saboroso Berbigão da Ria e Sopa de Peixe.


Para sobremesa, a especialidade é Cheesecake de Cenoura Ralada e Canela mas a Mousse de Chocolate e o Cheesecake de  Frutos Vermelhos também estavam deliciosos.


















Comentários

Mensagens populares