Ílhavo – Entre a Faina e a Aventura


Sabem onde fica Ílhavo? Fica ao pé de Aveiro, mesmo entre a Faina do Bacalhau e a Aventura, esta é uma terra de gente do campo e do mar, com milhares de histórias para descobrir, um lugar perdido na imensidão do mundo de onde saíram homens bravos, tão bravos que alguns nem sabiam nadar mas nada os deteve. Fizeram-se ao mar, fizeram-se à vida, venceram monstros e marés e voltaram com o pão para a alimentar a família. É em ílhavo, um lugar que cheira a terra e a força de viver que encontramos o mesmo espirito que nos levou na aventura dos descobrimentos. Nessa época, homens bravos fizeram-se ao mar e mudaram o mundo, séculos mais tarde, os homens de ílhavo fizeram-se ao mar e mudaram a nossa gastronomia. A nossa tradição do bacalhau estará para sempre ligada a esta terra de gente forte, que renovaram sem se dar conta uma lição de persistência, de  fé, de sacrifício e de aventura.
Espantoso descobrir que muitos nem sabiam nadar, simplesmente saiam das margens da Ria de Aveiro e faziam-se ao mar bravo do norte, em pequenas cascas de madeira que impressionam pela sua aparente fragilidade. Seguiam o seu instinto e a necessidade de alimentar a família, seguiam os passos dos seus pais, tios, avós e lá iam eles sem nada mas com tanta força de vontade que voltavam mais homens, mais duros, esculpidos pelas ondas e talhados pelo frio.
Ílhavo é uma terra que honra e que muito se orgulha da sua história. É uma terra que enche o peito e canta aos quatro cantos o orgulho que tem na sua tradição. Ílhavo tem muito para nos ensinar.
Sabem onde fica ílhavo? Fica mesmo nas margens da vasta Ria de Aveiro, banhada pelas águas  de tal forma que parece que foi desenhada com cuidado por uma mão divina. Uma das vertentes mais conhecidas é sem duvida a Costa Nova, com a praia e as suas casinhas coloridas tão tradicionais mas o que vos convido a descobrir durante esta semana são as tradições que ligam esta terra ao bacalhau, desde as gentes que dali saíram para a pesca nos mares do norte, passando pela gastronomia e pelo Museu Marítimo.
A propósito do Festival Gastronomia a Bordo, fui à descoberta desta terra que teima em  afirmar e que tem tantas histórias para nos contar. Vale a pena descobrir Ílhavo, vimos de lá mais ricos, trazemos a cabeça erguida, regressamos a casa com o orgulho de sermos portugueses, de sermos resistentes e de se calhar também um pouco inocentes mas de sermos de uma raça que não desiste dos seus sonhos e que teima em nunca deixar de sonhar  

Comentários

Mensagens populares