O Novo Mundo da Moda à Distancia de um Smartphone


Possivelmente não ouviu falar em Aurélie Fontan, uma jovem fashion designer premiada, que conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção cápsula de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone.
Como é que foi feito? A jovem Aurélie juntou-se à Samsung e utilizou esta ferramenta nas principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture’ do mundo.
O dispositivo foi utilizado para criar os esboços, comunicar via wireless com novas ferramentas de produção, imprimir em 3D os acessórios de fixação e pintar remotamente os padrões dos tecidos desta coleção peculiar. Permitiu ainda à Aurélie acelerar todo o processo de prototipagem e desenvolvimento através da sincronização de apps com fornecedores, bem como através da capacidade de conexão com os mesmos, ou alterar as suas criações onde quer que esteja.
Com foco no design, as peças da Mobile Couture oferecem uma alternativa ao rápido sistema do mundo da moda e maximiza o poder e potencial da tecnologia digital e móvel. As peças finais foram feitas com uma combinação de peles recicladas e acessórios de fixação de plástico 3D biodegradáveis, tendo o processo inteiro de criação durado em seis semanas.
Como foi o utilizado este smartphone, um Galaxy Note9 ?
·         A câmara e a S Pen foram utilizadas para procurar, anotar e manter a inspiração do sketchbook digital da Aurélie.
·         As formas das peças, os padrões do tecido e os acessórios de fixação foram desenhados com a S Pen, tal como um lápis numa folha de papel, no ecrã de 6,4”
·         Os desenhos dos complexos sistemas de fecho das peças foram recriados numa app chamada OnShape* que cria desenhos digitais que podem ser impressos em 3D.
·         Estes ficheiros foram enviados diretamente do telemóvel para a impressora Ultimaker 3D. Por norma, um computador seria necessário nesta fase.
·         O processo de impressão 3D foi monitorizado em tempo real através do dispositivo, permitindo à Aurélie editar o desenho quando necessário.
·         Os padrões dos tecidos foram enviados via wireless para uma Joto X – um dispositivo robótico de desenho digital altamente avançado que transferiu os padrões para a pele das peças.
·         Os acessórios de fixação impressos em 3D foram utilizados para unir as peças e criar os looks finais.
·         Em seguida, a Aurélie criou o seu look book digital utilizando a S Pen atraves de Bluetooth para tirar fotografias sem tocar no smartphone, deixando-a livre para fazer os ajustes finais e obter as fotografias perfeitas.
Fantástico não é? Pensar que um telemóvel começou por ser um objeto destinado a simplesmente fazer chamadas telefónicas e que hoje é um acessório indispensável para o nosso dia a dia, com múltiplas ferramentas que nos permitem ter um melhor desempenho nas nossas tarefas, sem duvida um apoio essencial.
 

Comentários

Mensagens populares