Algarve e Gastronomia Conjugam Muito Bem


O Algarve conquistou o Prémio de «Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia 2018», atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO) no âmbito da 13.ª edição dos prémios AURUM. O restaurante Infante Panorâmico, na Praia Verde (Castro Marim), foi também um dos premiados, ao ser eleito «Best European Restaurant 2018».
Nos últimos anos, o Algarve tem vindo a apostar na consolidação da sua oferta culinária e enológica, enquanto produto estratégico para o desenvolvimento do turismo da região, durante todo o ano e em todo o seu território. A promoção da gastronomia algarvia, dos seus produtos e das suas receitas ancestrais tem sido desenvolvida através de várias ações e projetos. Recentemente, a RTA também promoveu um Estudo que permitiu definir o perfil dos turistas, identificar as tendências de mercado e definir as melhores estratégias para a elaboração de novas ofertas para a região.
 
A outra novidade diz respeito ao projeto «Algarve Cooking Vacations» que foi galardoado com o prémio de «Melhor Projeto 2018» na categoria International Brand dos Travel Food Awards 2018, organizados pela Associação de Imprensa Italiana de Turismo (GIST).
O «Algarve Cooking Vacations» é um programa pioneiro de aprendizagem culinária e enológica, que pretende criar novas rotas turísticas centradas na gastronomia e nos vinhos da região, indo ao encontro das tendências da procura internacional. Promovido pela Região de Turismo do Algarve, Associação Turismo do Algarve e Tertúlia Algarvia, o projeto foi distinguido em Itália, um dos mercados emissores de turistas que mais cresceu no Algarve em número de dormidas até julho de 2018 (+25,5%).
Esta é a primeira edição dos Travel Food Awards, a que se candidatam diversos projetos e eventos internacionais de turismo gastronómico. O júri é composto por jornalistas italianos especialistas em gastronomia, que avaliam os projetos tendo em conta a sua originalidade, o grau de envolvimento das comunidades locais, o respeito pelo meio ambiente, a sustentabilidade económica e a estratégia de comunicação.
Lançado em 2017, o «Algarve Cooking Vacations» pretende a criação de programas de férias culinárias e enológicas no Algarve, através da parceria de diversos agentes regionais. Para tal, foi promovido um Estudo para conhecer o mercado e as tendências atuais, estando previstas várias ações, desde workhops temáticos, a edição de um livro de receitas e outro de vinhos do Algarve, ações de promoção internacional e uma campanha de marketing digital.
O programa «Algarve Cooking Vacations» é cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.
 
 
 

Comentários

Mensagens populares