Meios e & Publicidade e os Caminhos Sinuosos do Marketing
Fui convidada para celebrar
os 20 anos da publicação Meios & Publicidade e aceitei com todo o gosto, a
festa, para além da celebração do aniversário, incluía a distinção de alguns
dos melhores deste mundo, através da entrega dos prémios M&P 2018.
Foi aqui, enquanto via a ultima edição desta publicação que
comecei a pensar como é complexo este universo. Confesso que tinha uma visão um
pouco simplista e que no meu mundo de marketing existiam empresas e consumidores.
Descobri que no meio existe um mundo a explorar e que todos os estudantes de
marketing deveriam conhecer, antes de ingressar no mercado de trabalho.
Com o meu regresso à escola para fazer um Mestrado em Marketing
e Promoção Turística apeteceu-me mesmo escrever um pouco sobre esta dinâmica.
Não sejam simplistas na vossa analise, a comunicação é já
demasiado complexa para só haver 2 players neste jogo. Pelo meio, uma
infinidade de gente, com uma infinidade de funções, dão o seu contributo para produto final. Aqui os bons resultados nunca
são só de um mas de uma equipa, dentro e fora da empresa, que se organiza para
melhor chegar ao publico, com uma mensagem mais forte, mais eficaz, que se possa
distinguir de todos os seus concorrentes.
E existem várias dinâmicas. Enquanto as empresas mais
pequenas lutam porque não têm especialistas neste campo e descobrem à medida
que crescem que não podem viver sem eles, as grandes empresas já têm demasiada
gente consigo, sendo mais fácil ir buscar determinados serviços fora do que ser
tudo feito in house.
Para os que estão afastados desta realidade complexa convido
a seguir os nomeados desta edição dos M&P. Tínhamos a Melhor Agencia Criativa
e os foram BAR Ogilvy, Fuel, Havas Worldwide, J. Walter Thompson, O Escritório,
Partners e Y&R Lisboa. O papel de uma agencia criativa ( https://www.agenciacriativa.pt/about-us
) “é o de desenvolver produtos, plataformas, experiencias e conteúdos eficazes
e relevantes. O Design de Marcas é um
dos elementos mais importantes no processo de comunicação das empresas”. O vencedor
deste ano, Partners, de acordo com M&P “tinha terminado 2017 em quinto
lugar do ranking Media-Monitor, tendo somado vários prémios, como Agencia de
Publicidade do Ano no CCP e Agencia do Ano nos Prémios Criatividade M&P. O
projecto Can´t Skip Portugal acumulou o Grande Prémio no CCP e nos Prémios Criatividade
M&P. Para o Turismo de Portugal tem desenvolvido várias campanhas
estratégicas como a onda gigante da Nazaré em Times Square ou a de apoio ao
turismo na região centro a seguir aos incêndios.” Entre outros trabalhos que foram reconhecidos
ao longo do ano.
Neste puzzle imenso do marketing temos outros parceiros a
ter em conta como as agencias de meios. O Prémio M&P deste ano tinha como
nomeados a Arena Media, a Iniciative, a Nova Expressão, OMD, PHD e Wavemaker. O
que é uma agencia de meios? ( https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/opiniao-para-que-serve-hoje-uma-agencia-de-meios/)
“cada vez mais é necessário elaborar uma estratégia
acertada, depois de uma análise cuidada dos alvos a impactar e de estudar, caso a
caso, os meios mais adequados para garantir a maior eficácia. É aqui que o
trabalho das agencias de meios se revela uma mais-valia incontornável. Alguns
anunciantes ainda olham para o trabalho das agencias de meios como um custo que
pode ser dispensado – mas na complexa paisagem mediática que agora existe não
há lugar a improvisos”. Nos prémio deste ano o vencedor foi a Wavemaker, segundo
M&P “No inico do ano nasceu a Wavemaker, resultado da fusão de agencias de
meios do grupo WPP, MEC e Maxus. Se a MEC ficou em segundo lugar no ranking
MediaMonitor 2017, a nova agencia consolidou a posição no acumulado Janeiro e
Junho de 2018. Destaque para as campanhas para NiveaQ10, Pescanova e
Schwarzkopf com influenciadores e celebridades, a promoção da musica Bella Ciao
associada ao Netflix ou Leroy Merlin no projexto #MãosàObra para inspirar nas
redes sociais. É a agencia que mais investe no meio rádio”.
Nesta teia fantástica temos de pensar também no papel das
Produtoras de Publicidade. Na edição deste ano estavam nomeadas a Garage,
Krypton, Ministério dos Filmes, Show Off e Story. É que existe um papel
fundamentam na comunicação e que inclui por exemplo a preparação de peças para
a TV, cinema ou outro meio audiovisual. A vencedora deste ano foi Garage,
definida pelo M&P como tendo produzido “ duas das mais badaladas campanhas
deste Verão: Galp no Mundial 2018 e os defeitos dos amigos da Suepr Bock.
Assinou filmes para Placard.pt, Associação Salvador, Leroy Merlin, Vodafone,
Lidl, EDP, Agros, PT Empresas, SportZone ou Turismo da Madeira”.
Claro que o som é fundamental na comunicação dos dias de
hoje, por isso surgem as produtoras de som e as nomeadas deste ano eram DMix Música,
Índigo e Núcleo e a vencedora foi Índigo
que de acordo com M&P “ desenvolveu projetos de áudio branding para
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Haliotis, Galp e NOS. Fez a sonorização e
criação de música original para campanhas das marcas Continente, Worten,
Stapless, Millennium BCP, Aki, Minipreço, CIN, Liga NOS, Novo Banco, Banco
Popular e Crédito Agrícola”.
Não podemos deixar de considerar as empresas de publicidade Out-of-Home,
e os nomeados foram dreamMedia, JCDecaux e MOP. Este ano ganhou a JCDecaux que transcrevendo M&P “ é um líder
destacado do sector em termos de investimento publicitário a preços de tabela,
de acordo com o ranking MediaMonitor. A Camara Municipal de Lisboa adjudicou à
empresa a concessão da publicidade exterior da capital por 15 anos ( até aqui repartidos
pela JCDecaux e pela Cemusa) o que ajudará a empresa a definir-se como a maior
empresa de exterior do mercado”.
E de começam a ficar confusos, imaginem que o puzzle do
marketing ainda não está completo. Temos ainda de ter em consideração as
Agencias de Design que elaboraram e acompanharam projetos de produção visual e
os nomeados deste ano da M&P foram Silvadesigners, Solid Dogma e Y&R
Branding. O vencedor foi a Solid Dogma, definida pela M&P como “ Agencia de
Design do Ano nos Prémios Design M&P e no festival do Clube de Criativos
com trabalho para o festival Iminente, Compulvise Contents, Lisbon Week e
JNCQUOI. A agencia fez a campanha de lançamento da cerveja Coruja, com uma
linha de comunicação assente na arte urbana”.
Continuando no mundo do marketing, passamos às Agencias de
Comunicação e os nomeados deste ano eram a Central de Informação, Cunha, Vaz
& Associados, Lorente & Cuenca e M Public Relations, esta ultima foi a
vencedora deste ano e é definida pela M&P como tendo ganho “ em concurso s
contas da Galp e da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo que é a primeira vez
que a fundação trabalha com uma consultora. Soma-se ainda a entrada das insígnias
Recheio e Amanhecer, Aruki, Siemens Healthneers, Confraria LX, Homelovers,
Memmo Príncipe Real, Paypal e Pokerstars”.
Os prémios não ficaram por aqui mas para esta viagem à volta
do marketing termino com o Eventos e Activação. Os nomeados deste ano foram
Desafio Total e Niu e o vencedor foi Desafio Total que segundo M&P “ no último
ano organizou 213 eventos para 83 clientes. Na lista encontram-se os eventos 10
Anos delta Q, a convenção de rebranding Tranquilidade, Encontro de Quadros do
Novo Banco, comemorações 30 anos BNP Paribas. Desenvolveu ativações da EDP,
Fidelidade e Seat em festivais e eventos de musica, press day das marcas
Inditex, a festa de Natal da Teleperformance, os encontros anuais da Delta e da
Prosegur e ainda a Fabrica de Natal em Arganil do Pingo Doce e Recheio”.
Então confusos? Para os que vão ingressar no marketing, na
vida real, tentem descobrir o vosso caminho, a vossa vocação e direcionem a
vossa escolha. O mundo do marketing é demasiado complexo para não fazerem algum
trabalho de casa antes de mergulharem de cabeça.
Boa sorte!
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