Meios e & Publicidade e os Caminhos Sinuosos do Marketing

Fui convidada  para celebrar os 20 anos da publicação Meios & Publicidade e aceitei com todo o gosto, a festa, para além da celebração do aniversário, incluía a distinção de alguns dos melhores deste mundo, através da entrega dos prémios M&P 2018.
Foi aqui, enquanto via a ultima edição desta publicação que comecei a pensar como é complexo este universo. Confesso que tinha uma visão um pouco simplista e que no meu mundo de marketing existiam empresas e consumidores. Descobri que no meio existe um mundo a explorar e que todos os estudantes de marketing deveriam conhecer, antes de ingressar no mercado de trabalho.
Com o meu regresso à escola para fazer um Mestrado em Marketing e Promoção Turística apeteceu-me mesmo escrever um pouco sobre esta dinâmica.
Não sejam simplistas na vossa analise, a comunicação é já demasiado complexa para só haver 2 players neste jogo. Pelo meio, uma infinidade de gente, com uma infinidade de funções, dão o seu contributo para  produto final. Aqui os bons resultados nunca são só de um mas de uma equipa, dentro e fora da empresa, que se organiza para melhor chegar ao publico, com uma mensagem mais forte, mais eficaz, que se possa distinguir de todos os seus concorrentes.
E existem várias dinâmicas. Enquanto as empresas mais pequenas lutam porque não têm especialistas neste campo e descobrem à medida que crescem que não podem viver sem eles, as grandes empresas já têm demasiada gente consigo, sendo mais fácil ir buscar determinados serviços fora do que ser tudo feito in house.
Para os que estão afastados desta realidade complexa convido a seguir os nomeados desta edição dos M&P. Tínhamos a Melhor Agencia Criativa e os foram BAR Ogilvy, Fuel, Havas Worldwide, J. Walter Thompson, O Escritório, Partners e Y&R Lisboa.   O papel de uma agencia criativa (   https://www.agenciacriativa.pt/about-us ) “é o de desenvolver produtos, plataformas, experiencias e conteúdos eficazes e relevantes.  O Design de Marcas é um dos elementos mais importantes no processo de comunicação das empresas”. O vencedor deste ano, Partners, de acordo com M&P “tinha terminado 2017 em quinto lugar do ranking Media-Monitor, tendo somado vários prémios, como Agencia de Publicidade do Ano no CCP e Agencia do Ano nos Prémios Criatividade M&P. O projecto Can´t Skip Portugal acumulou o Grande Prémio no CCP e nos Prémios Criatividade M&P. Para o Turismo de Portugal tem desenvolvido várias campanhas estratégicas como a onda gigante da Nazaré em Times Square ou a de apoio ao turismo na região centro a seguir aos incêndios.”  Entre outros trabalhos que foram reconhecidos ao longo do ano.
Neste puzzle imenso do marketing temos outros parceiros a ter em conta como as agencias de meios. O Prémio M&P deste ano tinha como nomeados a Arena Media, a Iniciative, a Nova Expressão, OMD, PHD e Wavemaker. O que é uma agencia de meios? (  https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/opiniao-para-que-serve-hoje-uma-agencia-de-meios/)
“cada vez mais é necessário elaborar uma estratégia acertada, depois de uma análise cuidada  dos alvos a impactar e de estudar, caso a caso, os meios mais adequados para garantir a maior eficácia. É aqui que o trabalho das agencias de meios se revela uma mais-valia incontornável. Alguns anunciantes ainda olham para o trabalho das agencias de meios como um custo que pode ser dispensado – mas na complexa paisagem mediática que agora existe não há lugar a improvisos”. Nos prémio deste ano o vencedor foi a Wavemaker, segundo M&P “No inico do ano nasceu a Wavemaker, resultado da fusão de agencias de meios do grupo WPP, MEC e Maxus. Se a MEC ficou em segundo lugar no ranking MediaMonitor 2017, a nova agencia consolidou a posição no acumulado Janeiro e Junho de 2018. Destaque para as campanhas para NiveaQ10, Pescanova e Schwarzkopf com influenciadores e celebridades, a promoção da musica Bella Ciao associada ao Netflix ou Leroy Merlin no projexto #MãosàObra para inspirar nas redes sociais. É a agencia que mais investe no meio rádio”.
Nesta teia fantástica temos de pensar também no papel das Produtoras de Publicidade. Na edição deste ano estavam nomeadas a Garage, Krypton, Ministério dos Filmes, Show Off e Story. É que existe um papel fundamentam na comunicação e que inclui por exemplo a preparação de peças para a TV, cinema ou outro meio audiovisual. A vencedora deste ano foi   Garage, definida pelo M&P como tendo produzido “ duas das mais badaladas campanhas deste Verão: Galp no Mundial 2018 e os defeitos dos amigos da Suepr Bock. Assinou filmes para Placard.pt, Associação Salvador, Leroy Merlin, Vodafone, Lidl, EDP, Agros, PT Empresas, SportZone ou Turismo da Madeira”.
Claro que o som é fundamental na comunicação dos dias de hoje, por isso surgem as produtoras de som e as nomeadas deste ano eram DMix Música, Índigo e  Núcleo e a vencedora foi Índigo que de acordo com M&P “ desenvolveu projetos de áudio branding para Fundação Francisco Manuel dos Santos, Haliotis, Galp e NOS. Fez a sonorização e criação de música original para campanhas das marcas Continente, Worten, Stapless, Millennium BCP, Aki, Minipreço, CIN, Liga NOS, Novo Banco, Banco Popular e Crédito Agrícola”.
Não podemos deixar de considerar as empresas de publicidade Out-of-Home, e os nomeados foram dreamMedia, JCDecaux e MOP. Este ano ganhou a   JCDecaux que transcrevendo M&P “ é um líder destacado do sector em termos de investimento publicitário a preços de tabela, de acordo com o ranking MediaMonitor. A Camara Municipal de Lisboa adjudicou à empresa a concessão da publicidade exterior  da capital por 15 anos ( até aqui repartidos pela JCDecaux e pela Cemusa) o que ajudará a empresa a definir-se como a maior empresa de exterior do mercado”.
E de começam a ficar confusos, imaginem que o puzzle do marketing ainda não está completo. Temos ainda de ter em consideração as Agencias de Design que elaboraram e acompanharam projetos de produção visual e os nomeados deste ano da M&P foram Silvadesigners, Solid Dogma e Y&R Branding. O vencedor foi a Solid Dogma, definida pela M&P como “ Agencia de Design do Ano nos Prémios Design M&P e no festival do Clube de Criativos com trabalho para o festival Iminente, Compulvise Contents, Lisbon Week e JNCQUOI. A agencia fez a campanha de lançamento da cerveja Coruja, com uma linha de comunicação assente na arte urbana”.
Continuando no mundo do marketing, passamos às Agencias de Comunicação e os nomeados deste ano eram a Central de Informação, Cunha, Vaz & Associados, Lorente & Cuenca e M Public Relations, esta ultima foi a vencedora deste ano e é definida pela M&P como tendo ganho “ em concurso s contas da Galp e da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo que é a primeira vez que a fundação trabalha com uma consultora. Soma-se ainda a entrada das insígnias Recheio e Amanhecer, Aruki, Siemens Healthneers, Confraria LX, Homelovers, Memmo Príncipe Real, Paypal e Pokerstars”.  
Os prémios não ficaram por aqui mas para esta viagem à volta do marketing termino com o Eventos e Activação. Os nomeados deste ano foram Desafio Total e Niu e o vencedor foi Desafio Total que segundo M&P “ no último ano organizou 213 eventos para 83 clientes. Na lista encontram-se os eventos 10 Anos delta Q, a convenção de rebranding Tranquilidade, Encontro de Quadros do Novo Banco, comemorações 30 anos BNP Paribas. Desenvolveu ativações da EDP, Fidelidade e Seat em festivais e eventos de musica, press day das marcas Inditex, a festa de Natal da Teleperformance, os encontros anuais da Delta e da Prosegur e ainda a Fabrica de Natal em Arganil do Pingo Doce e Recheio”.
Então confusos? Para os que vão ingressar no marketing, na vida real, tentem descobrir o vosso caminho, a vossa vocação e direcionem a vossa escolha. O mundo do marketing é demasiado complexo para não fazerem algum trabalho de casa antes de mergulharem de cabeça.
Boa sorte!
   
 

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