Tibino – um Prazer Para os 5 Sentidos

Gosto de escrever sobre as minhas experiencias gastronómicas e embora não tenha formação na matéria partilho a minha opinião enquanto cliente. Gosto de novas experiencias, aliás, uso muito do que saboreio quando viajo para misturar com a nossa tradição e dar assim origem a novos sabores. Embora adore a nossa gastronomia e tradições, acho que fruto das minhas vivencias, aprecio particularmente quando se misturam culturas à mesa.
E este fim de semana voltei ao Tibino. Este restaurante fica entrada da Foz do Arelho, uma pequena vila junto à praia, pertinho das Caldas da Rainha. Ainda parada no tempo, a Foz do Arelho anima-se nos meses de Verão e praticamente hiberna no resto do ano. Com uma praia excelente para a prática de desportos aquáticos, é para mim uma das mais belas praias de Portugal, única na sua configuração e na conjugação da sua lagoa com o vasto areal que dá cama ao Oceano Atlantico.
Apesar desta tranquilidade no Tibino nunca falta gente, o difícil muitas vezes é conseguir mesa. Voltei ao Tibino e não desiludiu. Cheio como sempre, lá conseguimos uma mesa num cantinho, na zona mais recente do restaurante.
5 sentidos, visão e tacto logo para começar, a decoração é muito bom gosto, pelo menos para mim que adoro a combinação do moderno com o passado, dos moveis antigos, bem conservados, com os tons quentes do castanho, verde e um pouco de dourado, a fazer pensar que o misto de colonial com os moveis da sala dos avós afinal combinam na perfeição.
As duas salas são acolhedoras, parece que estamos em casa, quentes, simpáticas e repletas de objetos e detalhes que ficam muito bem em qualquer casa. O terraço, muito convidativo quando está calor, respira o mesmo ambiente.
Audição, a musica, baixinha, embala-nos devagar convidando a degustar e usufruir da companhia. Um bocadinho de jazz, também um bocadinho retro e contudo tão na moda. Começa a ser possível relaxar, deixar o telemóvel na mala ou no bolso e voltar a conviver como se fazia antigamente.
E por fim a comida, olfato e paladar. A comida é uma delicia, um misto de comida portuguesa, com um bocadinho de influencia oriental o que dá uma combinação fantástica. Desta vez ficamos pela petiscaria, pedimos uns legumes e umas batatas para acompanhar, comemos ainda sopa, bebemos sangria, sobremesa e café. Eu sai do Tibino a rebolar, de cheia de prazer pela experiencia vivida.
Tudo excelente mas o bolo de noz acompanhado com um pouco de caramelo e amoras estava mesmo espetacular, recomendo mesmo aos menos gulosos.




Sugestão para o próximo fim de semana? Descubra o Oeste, se tiver duvidas eu posso ajudar e dar umas dicas, o Oeste não foi o meu berço mas é sem duvida a minha casa.


Comentários

Mensagens populares