Férias em Família na Alemanha: Rota dos Contos de Fadas e Muito Mais



Com mais de 80 voos de Portugal para a Alemanha, a descoberta deste país pode ser uma excelente escolha para um Verão inesquecível em família. A pensar neste conceito de turismo, a Rota dos Contos de Fadas garante muita diversão a todos os que se deliciam com as histórias editadas pelos irmãos Grimm há mais de 200 anos e que fazem parte do Património UNESCO. Desta coletânea fazem parte O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel, O Pequeno Polegar, Hansel e Grettel e o Flautista de Hamelin, entre muitas outras histórias tradicionais que os irmãos recolheram na Alemanha (algumas tiveram versões noutros países, como O Capuchinho Vermelho, publicada inicialmente em França, mas a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm).

A Rota dos Contos de Fadas é uma das rotas mais antigas e populares da Alemanha e que todos os anos apresenta novos atracões. Liga os contos e a vida dos irmãos Grimm num total de 600 quilómetros, entre Hanau (perto de Frankfurt) e Bremen. O percurso inclui cidades medievais, castelos e palácios e paisagens naturais de uma beleza única.

Constitui também uma boa oportunidade para fazer umas relaxantes férias em contacto com a Natureza: existem mais de 1.200 parques de campismo e caravanismo na Alemanha, por exemplo o Kassel Camping, junto ao rio Fulda, a apenas três quilómetros da cidade e a meia hora do Parque Nacional Kellerwald-Edersee; ou o Camping Waldbad, a cinco quilómetros de Hamelin, rodeado por prados e floresta.

Se procura lugares encantados e eventos mágicos então pense em conhecer Kassel. Durante mais de 30 anos, os irmãos Grimm residiram nesta cidade e grande parte do seu trabalho de recolha de cerca de 200 contos aconteceu a partir daqui.

Inaugurado em 2015, o museu GRIMMWELT Kassel acolhe cópias anotadas desses contos, que integram o Registo da Memória do Mundo da UNESCO desde 2005, e revela tudo sobre vida e obra dos autores (assim como sobre um terceiro irmão, raramente mencionado, o pintor e ilustrador Ludwig Emil Grimm). Interativo, disponível em diferentes línguas através de uma app, aos mais novos propõe atividades como caça ao tesouro ou um divertido quiz sobre as famosas histórias infantis.

Destaque ainda para Bremen. Quase todas as crianças conhecem os Músicos de Bremen mas só nesta cidade podem vê-los ao vivo: de maio a setembro, todos os domingos, pelas 12h00, na praça da Catedral, atores dão vida às conhecidas personagens. O espetáculo é gratuito.

A não perder também, o edifício da Câmara Municipal, que integra a lista do Património Mundial da UNESCO. Na cave alberga o tradicional restaurante Bremer Ratskeller, com a maior coleção de vinhos alemães, uma boa sugestão para uma descontraída refeição em família.

Outra cidade recomendada é Hamelin, a terra do célebre flautista com o mesmo nome. Remetendo para a história infantil, há “ratos” por todo o lado, por exemplo no pavimento, a indicar o percurso para chegar às principais atrações turísticas da cidade, entre elas uma das suas maiores e mais bonitas residências renascentistas, a casa do Flautista de Hamelin.

Também aqui é possível assistir à encenação da história entre meados de maio e setembro, todos os domingos às 12h00: nada menos de 70 atores apresentam um espetáculo, gratuito, que dura cerca de 30 minutos. 

Já às quartas-feiras, pelas 16h30, também entre maio e setembro, tem lugar o RATS Musical Show, igualmente gratuito: “ratos” dançam e cantam desde baladas a rap.

Já ouviu falar em Bad Wildungen? No século XVI, o Conde Filipe IV e a filha Margaretha von Waldeck residiam no castelo de Friedrichstein, situado na colina em frente a Bad Wildungen. Havia uma aldeia mineira no meio da floresta e a bela Margaretha morreu jovem, supostamente envenenada. Ora tudo isto faz lembrar… a Branca de Neve e os Sete Anões, claro!

O castelo está aberto ao público (de terça a domingo) e anualmente tem lugar um festival ao ar livre: além do espetáculo centrado num conto, há teatro de marionetas, mais histórias para conhecer numa tenda interativa e muitas outras atividades para crianças. Este ano acontece a 27 de maio.

Para quem é fã de festivais então registe que Kassel acolhe um festival dedicado aos Irmãos Grimm que anualmente atrai cerca de 20.000 espectadores. Além de um musical inspirado num conto, oferece teatro infantil para crianças a partir dos três anos: Rapunzel ou Capuchinho Vermelho protagonizam algumas das peças. Decorre de 28 de junho a 5 de agosto.

Em Hanau, terra natal de Jacob e Wilhelm, um outro Festival dos Irmãos Grimm decorre de 11 de maio a 19 de julho, apresentando famosas histórias em forma de musicais.

Conhecia este mundo encantado da Alemanha? Aposto que não!


Comentários

Mensagens populares