Semana das novidades de França


Marselha – a influência do vestiário militar na moda civil


O Museu da Legião Estrangeira e do Castelo Borély em Marselha uniram-se para promover a exposição “MIssion Mode” que pode ser visitada até 15 de janeiro de 2017. Aqui combinam-se dois universos poderosos e aparentemente contraditórios: por um lado a moda e a elegância e por outro a Legião Estrangeira (corpo mítico do exército francês conhecido em todo do mundo). Esta parceria única permite aos visitantes da exposição descobrir a influência dos militares nos desenhos de vestiário da moda civil.
Desde o Deserto do Saara, passando pelas florestas tropicais da Indochina, os uniformes das tropas coloniais, incluindo a Legião Estrangeira, teve de se adaptar a essas novas condições climáticas. O fascínio progressivo que têm realizado exploração e colonização dos confins da terra no imaginário ocidental influenciou profundamente a moda civil.
Localizado em Marselha, no coração de um grande parque, o castelo Borely foi reaberto ao público em Junho 2013 após quatro anos de renovação e abriga agora o novo Museu de Artes Decorativas, Faiança e Moda que apresenta uma seleção de duas mil e quinhentas obras onde se inclui móveis, cerâmica, vidro, tapeçarias, objetos de arte, objetos raros e exóticos, design e moda desde o século XVIII até o presente. Essas coleções vindas de diferentes pode diferentes fundos - Borely, Cantini, museu De barro e da Moda – estão reunidas em quase 1.600 m2 de exposição.
 O Museu da Legião Estrangeira é em si o único museu da história militar na região. Fundado em 1892 em Sidi Bel Abbes e instalado em Aubagne desde 1966 após a chegada do primeiro Regimento Estrangeiro de território, apresenta-se como uma montra para descobrir a história que se esconde por detrás de uma auréola de glória e mistério que envolve esta tropa de elite e os homens que a compõem.
Para melhorar esta exposição, muitos designers responderam à chamada e aceitaram participar nesse evento (  (Maison Bensimon, Maison Chanel, Maison Chloé, Maison Christian Dior, Maison Courrèges,Maison Hermès, Maison Jean-Paul Gaultier, Maison Kenzo, Maison Louis Vuitton, Maison Max Mara, Maison Mugler, Maison Sonia Rykiel, Palais Galliera, musée de la Mode dela ville de Paris, Maison Méditerranéenne des Métiers de la Mode (MMMM) Marseille, Collection Didier Ludot Paris, Collection Jean-Charles de Castelbajac.)

Comentários

Mensagens populares