Da Unissima Home Couture à Miss Vintage – Casos de sucesso na internacionalização de marcas portuguesas


Já dizia o anúncio que “ O que é nacional é bom” e como por vezes temos tendência para nos esquecermos desta realidade, convém destacar as marcas que ganham renome noutros mercados. Somo bons a fazer muita coisa pois Portugal não pode ser só turismo, e um dos campos onde nos evidenciamos é sem dúvida na decoração e mobiliário.
Seguem dois exemplos recentes desse reconhecimento internacional. O primeiro destaque vai para a Unissima Home Couture, empresa portuguesa especializada no fabrico e comercialização de interiores e mobiliário de luxo que é caso de sucesso empresarial na internacionalização no livro ‘Empresariato’. Sob a coordenação de João Abreu, este é o primeiro manual de apoio à gestão e ao estudo com casos práticos de empresas portuguesas que alcançaram o sucesso na internacionalização das suas marcas e produtos. Atualmente, a Unissima Home Couture exporta para 4 países, nos quais mantém forte atividade comercial e institucional e pretende consolidar a sua presença internacional em 7 mercados até ao final de 2017.
“Transpor para o internacional aquilo que fazemos cá foi, desde sempre, uma ambição nossa. E para nós, continua a ser um trabalho intensivo e diário, que nos obriga a sermos criativos e cada vez mais exclusivos na forma como trabalhamos cada projeto para surpreender os clientes. Apostamos em home couture, em todas as fases do projeto, que compreendem o design, a customização e produção e diferenciamos a nossa atuação pela apresentação de projetos chave-na-mão. Sermos caso de sucesso num livro que reúne 13 marcas portuguesas de sucesso lá fora, dá-nos um alento especial para continuarmos a ser cada vez melhores no serviço que prestamos aos nossos clientes”, diz Ana Piquete, Designer e CEO da Unissima Home Couture.
O livro ‘Empresariato’ revela o porquê do sucesso na internacionalização das reconhecidas empresas portuguesas. À Unissima junta-se à Continental Mabor, Salsa, Vieira de Castro, Riopele, Primor, Adega Cooperativa de Favaios, Amob, Joalpe, Louropel, Meia Dúzia, Monsanto GeoHotel Escola e Nobrand. Este pretende ser uma ferramenta fundamental para gestores, académicos e empresários, bem como para estudantes das áreas de Gestão, Economia, Marketing e outras, e será certamente aconselhado nas várias faculdades porque envolveu 24 académicos de renome de várias universidades, institutos politécnicos e suas escolas superiores.
 
 O segundo exemplo positivo é para uma peça de mobiliário com um design bastante atrevido na minha opinião, a Miss Vintage. O que vai acontecer é que no dia 22 de Outubro irá realizar-se a 2ª edição do talkshow internacional “Women of Inspiration”, um evento pouco comum em Portugal e com um formato americano, que tem como principal objetivo partilhar histórias de carreira, motivando outras empreendedoras. A comunidade Adoro.ser.mulher é responsável pela importação do conceito e leva ao evento mulheres empreendedoras que marcam o tecido empresarial pelas suas histórias de sucesso.
A Miss Vintage irá estar presente vestindo-se de padrões de outono e primavera. Inspirada na antiga cadeira de telefone, a peça traz-nos conceitos de outros tempos e confere-lhes uma roupagem contemporânea e luxuosa. Até ao momento, já se apresentou vestida em tons de rosa, vermelho, branco e estampados florais, podendo ser customizada ao gosto e estilo do cliente.

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