Da Unissima Home Couture à Miss Vintage – Casos de sucesso na internacionalização de marcas portuguesas
Já dizia o anúncio que “ O que é nacional é bom” e como por
vezes temos tendência para nos esquecermos desta realidade, convém destacar as
marcas que ganham renome noutros mercados. Somo bons a fazer muita coisa pois Portugal
não pode ser só turismo, e um dos campos onde nos evidenciamos é sem dúvida na
decoração e mobiliário.
Seguem dois exemplos recentes desse reconhecimento
internacional. O primeiro destaque vai para a Unissima Home Couture, empresa
portuguesa especializada no fabrico e comercialização de interiores e
mobiliário de luxo que é caso de sucesso empresarial na internacionalização no
livro ‘Empresariato’. Sob a coordenação de João Abreu, este é o primeiro manual
de apoio à gestão e ao estudo com casos práticos de empresas portuguesas que
alcançaram o sucesso na internacionalização das suas marcas e produtos.
Atualmente, a Unissima Home Couture exporta para 4 países, nos quais mantém
forte atividade comercial e institucional e pretende consolidar a sua presença
internacional em 7 mercados até ao final de 2017.
“Transpor para o internacional aquilo que fazemos cá foi,
desde sempre, uma ambição nossa. E para nós, continua a ser um trabalho
intensivo e diário, que nos obriga a sermos criativos e cada vez mais
exclusivos na forma como trabalhamos cada projeto para surpreender os clientes.
Apostamos em home couture, em todas as fases do projeto, que compreendem o
design, a customização e produção e diferenciamos a nossa atuação pela
apresentação de projetos chave-na-mão. Sermos caso de sucesso num livro que
reúne 13 marcas portuguesas de sucesso lá fora, dá-nos um alento especial para
continuarmos a ser cada vez melhores no serviço que prestamos aos nossos
clientes”, diz Ana Piquete, Designer e CEO da Unissima Home Couture.
O livro ‘Empresariato’ revela o porquê do sucesso na
internacionalização das reconhecidas empresas portuguesas. À Unissima junta-se à
Continental Mabor, Salsa, Vieira de Castro, Riopele, Primor, Adega Cooperativa
de Favaios, Amob, Joalpe, Louropel, Meia Dúzia, Monsanto GeoHotel Escola e
Nobrand. Este pretende ser uma ferramenta fundamental para gestores, académicos
e empresários, bem como para estudantes das áreas de Gestão, Economia,
Marketing e outras, e será certamente aconselhado nas várias faculdades porque envolveu
24 académicos de renome de várias universidades, institutos politécnicos e suas
escolas superiores.
O segundo exemplo
positivo é para uma peça de mobiliário com um design bastante atrevido na minha
opinião, a Miss Vintage. O que vai acontecer é que no dia 22 de Outubro irá realizar-se
a 2ª edição do talkshow internacional “Women of Inspiration”, um evento pouco
comum em Portugal e com um formato americano, que tem como principal objetivo
partilhar histórias de carreira, motivando outras empreendedoras. A comunidade
Adoro.ser.mulher é responsável pela importação do conceito e leva ao evento
mulheres empreendedoras que marcam o tecido empresarial pelas suas histórias de
sucesso.
A Miss Vintage irá estar presente vestindo-se de padrões de outono
e primavera. Inspirada na antiga cadeira de telefone, a peça traz-nos conceitos
de outros tempos e confere-lhes uma roupagem contemporânea e luxuosa. Até ao
momento, já se apresentou vestida em tons de rosa, vermelho, branco e
estampados florais, podendo ser customizada ao gosto e estilo do cliente.
Comentários
Enviar um comentário