4ª Edição do LisbonWeek de 25 de março a 2 de abril no Lumiar





Foi anunciada mais uma edição do LisbonWeek e desta vez moda, arte pública, cinema, educação e urbanismo são os temas fortes.


Procurando mostrar novas visões dentro da cidade, a 4ª edição vai viver e redescobrir o Lumiar, que é a mais antiga freguesia da cidade e que encerra as comemorações do seu 750.º aniversário em 2017. Com o objetivo de descentralizar as atenções das zonas mais visíveis da cidade e criar um novo olhar sobre os seus bairros únicos esta iniciativa lança a temática “Cada Bairro, uma cidade.”


Os primeiros destaques deste programa vão para as visitas guiadas que irão estar novamente a cargo do Professor Sarmento de Matos que irá contar as histórias e segredos das grandes quintas de veraneio de Lisboa. Entre os espaços a visitar estão o Palácio Angeja-Palmela, assim denominado por ter sido sucessivamente propriedade destas duas famílias, sendo nas últimas quatro décadas, desde 1977, a casa do Museu Nacional do Traje. Também o Parque Botânico Monteiro-Mor com 11 hectares planeados desde a segunda metade do século XVIII e com mais de 250 espécies botânicas será um ponto de interesse da nova edição do evento.


No Museu Nacional do Traje, que celebra 40 anos em 2017, o LisbonWeek irá apresentar a sua principal exposição sobre os últimos 40 anos da moda contemporânea nacional, com igual número de criadores envolvidos numa sinergia com o espólio do museu, que conta com mais de 38.000 peças. No Museu Nacional do Teatro e da Dança, localizado na outra fronteira do Parque Botânico Monteiro-Mor, o foco será o traje de cena contemporâneo, criando uma ligação com a exposição apresentada no Museu Nacional do Traje.


A arte urbana, outro dos destaques desta edição, colocará o Lumiar na rota de arte pública da cidade com intervenções que ficarão de forma permanente nas ruas do bairro com a autoria de artistas de renome. Em paralelo, a consciência sobre a sustentabilidade será abordada com o projeto educativo do LisbonWeek que levará ações de sensibilização para a redução dos resíduos de plástico aos alunos do ensino público e privado das escolas e colégios presentes no bairro. Esta ação terminará com a recolha de resíduos, que posteriormente vão resultar em instalações de arte pública realizadas pelos alunos.


O tema do urbanismo será debatido numa conferência presidida pelo Arq. Manuel Salgado que abordará com especial foco o projeto da Musgueira e Alta de Lisboa, bem como o plano de urbanização de Telheiras dos anos 70. No cinema, será apresentado um ciclo de projeções em parceria com o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, atualmente sedeado nos antigos estúdios da Tobis Portuguesa, local de rodagem de alguns dos mais notáveis e emblemáticos filmes do século XX português como “A Canção de Lisboa”.


 O LisbonWeek é uma produção da Actu – Associação Cultural e Turística Urbana com a coprodução da Câmara Municipal de Lisboa. Na edição de 2017 o evento conta ainda com a coprodução da Junta de Freguesia do Lumiar.



Comentários

Mensagens populares