Vanessa Teodoro – A artista dos sonhos de mil cores

( Foto de: Pedro Sadio )

Quando criei este espaço na web foi a pensar no turismo, no entanto, rapidamente percebi que havia em Portugal uma fonte imensa de jovens artistas, fantásticos, e que começam a imergir, cheios de criatividade e com uma vontade indomável de se distinguir. Assim, passei a dar-lhes espaço por aqui, porque acredito no poder da web e porque acima de tudo acredito no potencial desta nova geração.   
A Vanessa Teodoro é uma nova-artista portuguesa que se tem vindo a evidenciar com trabalhos realizados em Portugal e para grandes marcas internacionais. Se ainda não conhecem, fiquem atentos, vão ouvir falar muito nela.
Lancei o desafio à Vanessa de me responder a algumas perguntas, em formato de “jornalismo vintage”, aquele que eu aprendi, ainda no tempo das “rádios piratas”.
Gostei tanto do resultado final que resolvi publicar a entrevista na íntegra, leiam até ao fim porque vale a pena conhecer um pouco melhor esta artista, a sua arte e o que a motiva. Quem quiser saber um pouco mais pode ver tudo aqui www.thesupervan.com 
 

 ( Bruno Cunha / Festival Muro • Bairro Padre Cruz )
Vanessa Teodoro, ilustradora e artista plástica. Adoro pintar murais, especialmente na rua. Sou formada em design gráfico, publicidade e ilustração. Trabalhei em agências de publicidade durante 3 anos e depois dei o salto para a ilustração freelance em 2009. Sou uma das poucas mulheres a fazer street art em Portugal e já trabalhei com marcas como: Mtv, IKEA, RedBull, Google, Vodafone, Lacoste, Coach Bags, EDP, Citroen, entre outros.
( Two and One / Festival Muro • Bairro Padre Cruz )
 
-Porque esta forma de arte? O que a motiva?
Porquê street art? É a melhor forma de dar a conhecer o nosso trabalho, pois é uma galeria a céu aberto. Sinto que a street art consegue contribuir de alguma forma para a criação de uma cidade mais rica e apelativa visualmente. Faz com que as pessoas a parem e pensem, “porque é que isto está aqui?” “Qual a mensagem do artista?”… é uma forma da arte chegar a mais pessoas (que muitas vezes nunca entraram numa galeria). Duas das razões pela qual comecei a pintar foi pelo desafio dos formatos maiores e por ser um mundo maioritariamente masculino. Queria provar a mim mesma que conseguia superar estes desafios. Ainda assim, somos poucas mulheres a pintar em Portugal, acredito que o que é preciso é começar e dar o exemplo. Outra coisa gira é a possibilidade das pessoas interagirem com os artistas, mostram curiosidade e dão as suas opiniões.

 

( Two and One / Meu atelier • Principe Real )

 
- Sonhos para o futuro? Mensagem para os jovens que começam agora a seguir este caminho
Tenho muitos projetos que quero fazer a longo e a médio prazo (e alguns que ainda não posso revelar). Uma delas é meter mais mulheres a pintar murais, estou a preparar algo para o ano que vem! Quero (e preciso) de sair mais, viajar e absorver as diferentes culturas, deixar a minha marca por onde for. Quero colaborar e aprender com artistas de outras áreas, outros países e outros planetas! :)
( Two and One / Lumarte Urbana • Lumiar)
 
O mundo das artes não é fácil, talvez daí existir o cliché do “artista pobre”. São poucos os que conseguem reconhecimento e quando o conseguem é porque são mesmo bons ou porque são sobrinhos do “não sei das quantas”. Eu apostei em começar pela parte mais comercial, que é (ainda que em Portugal) aquilo que compensa mais, pois chega-se a um público mais vasto e facilmente gera mais trabalho. Para quem está a começar e quer mesmo ser artista e não “artista” porque desses há muitos… a minha mensagem é: vais ser difícil no início, mas não desistas. Aposta naquilo que queres já, não esperes. As oportunidades fazem-se, vai atrás daquilo que queres. Muitas pessoas perguntam me como consegui trabalhar com certas marcas… eu fui atrás, falei com eles e mostrei o meu trabalho. O pior que pode acontecer é levares um “não”, mas se não experimentares nunca vais saber. Falem com outros artistas mais experientes, façam colaborações e sejam humildes. Sugiro o que oiçam o “Creative Pep Talk” do Andy J Miller (ele dá umas boas dicas)

Comentários

Mensagens populares