Destaques do mundo da música


Comecemos pelos NOS ALIVE'16 que já está com os últimos bilhetes disponíveis para os dias 07 e 09 de julho.


Kieran Hebden, conhecido pelo nome de palco Four Tet, é a nova confirmação para dia 09 de julho no Palco Heineken. O músico e produtor britânico traz ao NOS Alive temas dos oito álbuns de estúdio que lhe garantiram fama mundial junto da crítica e dos fãs.

Kieran Hebden, já realizou remixes de artistas como Aphex Twin, Explosions in the Sky, Super Furry Animals, Radiohead, Ellie Goulding, Lana Del Rey, Manic Street Preachers ou Black Sabbath. Para além disso é também responsável pela produção de dois discos da banda Sunburned Hand of the Man. O seu mais recente trabalho inclui uma série de obras de improviso com o baterista de jazz Steve Reid, bem como uma colaboração com os músicos Bural e Thom Yorke.

As suas atuações são conhecidas pela energia contagiante que apresenta em palco e pelas sonoridades que viajam pelo hip-hop, electrónica, techno, jazz, grime e folk. Four Tet, dia 09 de julho no Palco Heineken, com uma atuação que promete pôr qualquer plateia a dançar.


A outra novidade para este festival é a cantora, compositora e produtora HANA, mais uma nova confirmação do NOS Alive. A artista de Los Angeles sobe ao Palco NOS Clubbing dia 09 de julho para apresentar o seu EP homónimo, editado em maio de 2015.

A artista revelação, que conquistou a atenção da crítica e dos fãs com apenas um EP editado, já participou em digressões de artistas como Lana Del Rey & Grimes, PurityRing e Shamir. Atualmente, a norte-americana encontra-se em digressão com a cantora Grimes, na tournée que está a atravessar a Ásia, Oceania e Europa.

 


Mais outro destaque no universo musical em Portugal, desta vez são os The Divine Comedy que vão passar por Portugal com dois concertos em nome próprio inseridos na digressão de apresentação do 11.º álbum de estúdio, “Foreverland”, que tem data de lançamento agendada para o próximo dia 02 de setembro. A banda irlandesa, liderada por Neil Hannon, atua dia 03 de fevereiro no Theatro Circo Braga e no dia seguinte ruma à capital, onde atuará no Teatro Tivoli BBVA.

Desde a formação da banda, The Divine Comedy, em 1989, Neil Hannon conseguiu comprovar ser um dos mais originais compositores do Reino Unido. O novo longa-duração “Foreverland” vem confirmar esta característica do compositor, com referências que vão desde a Catarina, a Grande à Legião Estrangeira Francesa. O artista explica que este o novo álbum “é sobre conhecer a tua alma gémea e viver feliz para sempre…e então o que vem depois do felizes para sempre. Preparem-se para o hit mais historicamente impreciso do verão”.

Desde o último registo de originais editado em 2010, “Bang Goes The Knighthood”, Neil Hannon dedicou-se a alguns dos seus projetos paralelos. O músico envolveu-se na elaboração do segundo disco da banda “The Duckworth Lewis Method”, dupla que tem com Thomas Walsh dos Pugwash, bem como na composição de um coral para o recém-renovado Royal Festival Hall, intitulado “To Our Fathers In Distress”. Hannon supervisionou ainda a transferência do seu musical “Swallows And Amazon” para o West End stage.

 

Passando para a música em português, destaque também para os The Gift que celebram os 20 anos de carreira na estrada.

Este ano a banda prepara-se para lançar aquele que considera ser o álbum da sua vida, produzido por Brian Eno, e regressa à estrada e levando o espetáculo “20” a inúmeros locais e dando assim continuidade às celebrações deste marco decisivo das suas carreiras.

A digressão "20" arranca em Macau no dia 2 de junho e continua em Portugal, dando oportunidade ao público de percorrer a história da banda através dos singles que marcaram gerações, de temas novos que já se tornaram incontornáveis como o “Clássico” e da recuperação de alguns "lados B" históricos que agora se recuperam para este novo espetáculo.

Mais datas serão anunciadas muito em breve, fazendo desta "Tour 20", uma das maiores digressões em Portugal. Para já vão atuar dia 10 de junho em Abrantes, 11 de junho em Aljustrel, 12 no Pinhal Novo, 24 nos Açores, em Angra do Heroísmo e dia 25 na Lousã. Passando para julho, os The Gift vão estar dia 2 em São Miguel, nos Açores, dia 28 em Cantanhede e dia 30 em São Roque, na ilha do Pico, nos Açores. No mês de agosto, está para já marcada a atuação dia 7 de em Viseu, dia 9 em Montalegre, dia 12 no Festival Sol da Caparica, dia 14 na Batalha, dia 21 na Lagoa e dia 28 em Grândola. Para fechar o verão, no mês de setembro está marcado no dia 17 concerto em Alcanena e no dia 24 em Viana do Castelo.

 

A fechar a lista de novidades musicais para este verão no nosso país, as duas novas confirmações na 13ª edição do edpcooljazz. A primeira parte de Stacey Kent com Marta Ren, e Nouvelle Vague no dia 23 de julho, num concerto único em Portugal. Assim, a noite de 23 de julho terá dois concertos, a mesma para a qual já estavam confirmados os Koop Oscar Orchestra, nos Jardins Marquês de Pombal.

Os Nouvelle Vague são a banda francesa fundada por Marc Collin e por Olivier Libaux. O nome é inspirado no movimento artístico do cinema francês Nouvelle Vague dos anos 60.

Ao edpcooljazz, trazem temas do seu primeiro álbum “Nouvelle Vague”, onde o grupo ressuscitou clássicos da era da música New Wave dos anos 80, reinterpretando-as num estilo Bossa Nova. Estes covers incluem canções de Joy Division, Dead Kennedys, The Clash e Depeche Mode. E ainda do segundo álbum “Bande à Part” com as versões de "Ever Fallen in Love?”, de Buzzcocks, "Blue Monday" por New Order, "The Killing Moon" por Echo & the Bunnymen e "Heart of Glass" de Blondie.

Uma noite com dois grandes concertos marcados pelo punk rock, pós-punk, new wave dos anos 80 e estilo Bossa Nova dos Nouvelle Vague, num espetáculo único em Portugal e dos poucos a realizar na Europa, e pela fusão única da música eletrónica com o Jazz da incomparável banda Koop Oscar Orchestra, o projeto renovado do sueco Oscar Simonsson, o fundador dos Koop, fortemente marcado pela formação musical Clássica e posterior especialização em Jazz.


( Fotos: Everything is New)

 

 

Comentários

Mensagens populares